Siga nossas redes

Economia

Ibovespa fecha em alta com apoio de Vale antes de decisões de juros

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, com as ações da Vale beneficiadas pelo avanço dos futuros minério de ferro na China, enquanto os papéis da Embraer dispararam 6,55%, renovando máximas históricas.

Investidores também repercutiram resultados e perspectivas de empresas como Braskem e Magazine Luiza, enquanto se preparavam para os desfechos na quarta-feira de reuniões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,45%, a 127.528,85 pontos. Na máxima do dia, chegou a 128.000,08 pontos. Na mínima, a 126.954,83 pontos. O volume financeiro somou 20,7 bilhões de reais.

De acordo com a sócia e especialista da Blue3 Investimentos Fernanda Bandeira, há bastante expectativa para a “superquarta”, que pode trazer mais direcionamento aos mercados.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve deve concentrar as atenções a partir das 15h (horário de Brasília) de quarta-feira, quando divulga o comunicado sobre sua reunião de dois dias e projeções dos integrantes do colegiado.

Na sequência, às 15h30, os holofotes estarão direcionados para a fala chair do Fed, Jerome Powell. Não há previsão de mudança na taxa de juros, atualmente entre 5,25% a 5,50% ao ano, com o foco voltado para os sinais sobre os próximos movimentos.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou em alta de 0,56%, enquanto o rendimento do título de 10 anos do Tesouro dos Estados Unidos cedia a 4,2925%, de 4,34% na véspera.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia sua decisão após o fechamento do mercado, com o consenso apostando em um corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic, para 10,75% ao ano.

A dúvida é se, no comunicado que acompanhará a decisão, o BC alterará orientação de que antevê cortes de 0,50 ponto nas “próximas reuniões” — o que implica pelo menos dois cortes adicionais nessa magnitude.

DESTAQUES

– VALE ON subiu 0,82%, a 61,40 reais, apoiada pela alta dos preços futuros do minério de ferro na China, onde contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou as negociações do dia com alta de 5,35%. A mineradora também pagava nesta terça-feira valor bruto de quase 2,74 reais por ação em dividendos, o que ajudou a frear um potencial efeito negativo de nova ação de 3,8 bilhões de dólares em processo holandês sobre desastre de Mariana.

– PETROBRAS PN fechou com variação negativa de 0,74%, a 36,07 reais, voltando a perder o fôlego no final do pregão após subir a 36,85 reais na máxima do dia, apesar da performance positiva dos preços do petróleo no exterior, com o barril de Brent mostrando acréscimo de 0,56%, a 87,38 dólares. Na véspera, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União entrou com pedido para que o TCU apure possíveis interferências indevidas do governo federal na Petrobras em desacordo com Lei das Estatais.

– EMBRAER ON saltou 6,55%, a 31,57 reais, ainda embalada pela repercussão aos números do último trimestre do ano passado, bem como perspectivas para a fabricante de aviões, tendo como pano de fundo as dificuldades recentes da Boeing e uma carteira de pedidos já cheia da Airbus. Analistas do Morgan Stanley escreveram recentemente que veem a Embraer como um terceiro player aeroespacial comercial à altura da situação e forçando a entrada no duopólio.

– BRASKEM PNA avançou 5,62%, a 23,13 reais, após a petroquímica divulgar prejuízo líquido de 1,57 bilhão de reais no quarto trimestre, queda de 8% sobre o resultado negativo de um ano antes e de 35% sobre o desempenho do período de julho a setembro do ano passado. Executivos da companhia também afirmaram que a Braskem deve elevar produção no Brasil em 2024, com melhora de spreads. Uma reportagem do blog Pipeline, do Valor Econômico, também afirmou que, além da Adnoc, de Abu Dhabi, a Petrochemical Industries Corporation (PIC), do Kuwait, está fazendo due diligence na Braskem.

– MAGAZINE LUIZA ON recuou 6,19%, a 1,97 real, revertendo a alta dos primeiros negócios (+4,76%), mesmo após o balanço do último trimestre de 2023 mostrar lucro de 212,2 milhões de reais, revertendo prejuízo sofrido um ano antes. O CEO da varejista também afirmou que a companhia registrou em janeiro e fevereiro crescimentos de vendas de dois dígitos sobre o mesmo período do ano passado.

– ITAÚ UNIBANCO PN ganhou 0,14%, a 34,73 reais, enquanto BRADESCO PN caiu 0,56%, a 14,12 reais.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.