Siga nossas redes

Economia

Indústria de laticínios muda fórmula de produtos para ‘baratear’ preços

Produtos lácteos passam a conter amido, soro de leite, gordura vegetal, conservantes e aromatizantes na composição.

Consumidores estão em alerta nos últimos meses, devido às mudanças promovidas pela indústria de laticínios na fabricação de produtos que mudaram a composição dos alimentos, substituindo o leite integral ou desnatado por soro de leite, por exemplo. Após a alta no preço do leite, novos produtos têm ganhado espaço nas prateleiras, por serem entre 30% e 40% mais baratos que o produto de referência.

A Moça, marca de leite condensado distribuída pela Nestlé, passou a vender uma nova fórmula do seu produto, descrita no rótulo como Mistura Láctea Condensada, que apresenta na composição: mistura láctea condensada de leite, soro de leite e amido. A tradicional contém leite integral, açúcar e lactose na lista de ingredientes.

leite moça
Mistura láctea condensada da Leite Moça (Crédito: Divulgacão)

Por meio de nota, a Nestlé informou que, “em relação ao Moça Pra Toda Família, trata-se de uma alternativa que traz em sua fórmula os mesmos ingredientes do tradicional Leite Moça, em quantidades diferentes e com adição de soro de leite e amido – o que o torna um produto de menor desembolso”. Em outras palavras, mais barato.

Apesar de o soro de leite não ser proibido para alimentação humana, o uso do subproduto sem a devida sinalização pode levar o consumidor ao erro, que foi o motivo das reclamações, já que as empresas estão apresentando os novos produtos em embalagens bem parecidas com as dos tradicionais.

A Quatá Alimentos também modificou alguns dos seus produtos, chegando a ser notificada pelo Procon São Paulo, que solicitou explicações sobre a comercialização e distribuição da bebida láctea Cristina, também à base de soro de leite.

A empresa informou, por meio de nota, que “procurando não provocar confusão no ponto de venda, lançou esse produto sob essa nova marca, porque não fabrica leite caixinha (UHT) com a marca Cristina”.

A mudança também se estende a produtos como o requeijão, creme de leite e leite em pó, que geralmente contém subproduto como o soro de leite, o amido, a gordura vegetal, o açúcar, conservantes e aromatizantes, fazendo com que o produto possa ser comercializado em um valor abaixo dos tradicionais.

Com as mudanças apresentadas pela indústria, o consumidor pode levar para casa “bebida láctea” em vez de leite; o leite condensado, trocado pela “mistura láctea condensada de leite e soro de leite”; requeijão, por “mistura de requeijão e amido”. O leite em pó pelo “composto lácteo”; creme de leite pela “mistura de leite, soro de leite, creme de leite e gordura vegetal”, etc.

O Procon-SP informou que promete apertar o cerco contra as indústrias de laticínios, e realizar um levantamento das empresas que têm adotado essas medidas para notificá-las. Também deixa orientado que o consumidor que se sentir lesado pode fazer denúncia no site do Procon, acessando o portal do consumidor e encaminhando uma foto do produto (www.procon.sp.gov.br).

* Com informações do Estadão Conteúdo

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.