Siga nossas redes

Economia

Lula aprova indicações para diretorias do BC

Nomes de Rodolfo Fróes e Rodrigo Monteiro foram aprovados pelo presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou as indicações de Rodolfo Fróes para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central e de Rodrigo Monteiro para a área de Fiscalização, de acordo com fontes.

As indicações para o BC, alvo de fortes críticas de Lula, foram feitas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A nomeação dos diretores cabe a Lula, e precisa passar pela aprovação do Senado.

No fim de fevereiro encerraram-se os mandatos dos diretores de Política Monetária, Bruno Serra, e de Fiscalização, Paulo Souza. No entanto, por ora eles seguem nos cargos e inclusive votam na decisão de política monetária do BC que será divulgada nesta quarta-feira (22).

As indicações estão sendo vistas como um importante termômetro da relação do novo governo com o BC, depois de Lula criticar repetidamente o nível atual da taxa básica de juros e a condução da política monetária.

Homem caminha em frente ao prédio do Banco Central em Brasília 29/10/2019 REUTERS/Adriano Machado

O Banco Central deve manter a taxa básica de juros Selic no atual patamar de 13,75% pela quinta vez consecutiva nesta quarta-feira, mas todos os olhos estarão voltados a como a autoridade monetária descreverá a evolução dos riscos para a inflação em meio a uma crise bancária global.

Em sua página no Linkedin, Froés diz ser um investidor anjo da startup com sede em São Francisco Qulture.Rocks. Ele trabalhou no Banco Fator até 2021 como membro da diretoria e vice-presidente, bem como no Bank of America no início dos anos 2000 como gerente de portfólio.

Rodrigo Monteiro é servidor de carreira do Banco Central.

De acordo com a lei de 2021 de autonomia do BC, o presidente Roberto Campos Neto permanecerá no cargo até dezembro de 2024. Lula nomeará todos os membros da diretoria do banco, formada por nove pessoas e responsável pelas decisões de política monetária.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.