Siga nossas redes

Economia

BC da Ucrânia mira negociações com FMI para acalmar mercados sobre Rússia

Durante uma entrevista em seu escritório na segunda-feira, Shevchenko descartou a imposição de quaisquer restrições administrativas à moeda ucraniana, a grívnia

BC da Ucrânia mira negociações com FMI para acalmar mercados sobre Rússia
Logotipo do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, Estados Unidos. 4 de setembro de 2018. REUTERS/Yuri Gripas

A Ucrânia quer iniciar negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre um novo programa em abril para tranquilizar os mercados, que foram abalados pelas tensões com a Rússia, disse o presidente do banco central ucraniano, Kyrylo Shevchenko, à Reuters.

Durante uma entrevista em seu escritório na segunda-feira, Shevchenko descartou a imposição de quaisquer restrições administrativas à moeda ucraniana, a grívnia, dizendo que isso seria contraproducente por agitar os mercados em vez de oferecer estabilidade.

Ele também disse que o BC permanecerá “hawkish” (duro no combate à inflação), deixando em aberto a possibilidade de elevar os juros além da alta planejada para 11% na próxima reunião de política monetária, que acontece em março.

A ameaça de uma grande guerra na Ucrânia, depois que a Rússia reuniu tropas e anunciou sua ocupação em regiões separatistas controladas por Moscou, afetou os ativos ucranianos. A grívnia caía mais de 1% nesta terça-feira. 

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.