Siga nossas redes

Economia

Opção de Copom: expectativa de corte de 0,25 p.p da Selic em agosto sobe a 64%

Mercado repercute IBC-Br; expectativa de manutenção passou de 7,5% para 6,5%.

As expectativas do mercado por um corte de 0,25 ponto percentual na taxa Selic em agosto aumentaram nesta segunda-feira (17). A elevação veio na esteira de dados mais fracos sobre a atividade econômica em maio.

Segundo dados da B3 sobre contratos de opção de Copom, considerando a expectativa do mercado, a probabilidade de corte de 0,25 ponto percentual da taxa Selic na próxima reunião passou de 57 para 64%.

Também há investidores que acreditam em uma baixa ainda maior dos juros, de 0,5 ponto percentual, mas essa expectativa é menor e ainda diminuiu nesta segunda, passando de 32,5 para 28%. Já a expectativa de manutenção passou de 7,5% para 6,5%.

Nesta segunda, o mercado repercutiu a divulgação do Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), que recuou 2% em maio em relação ao mês anterior. A queda foi a mais intensa desde março de 2021 (-3,5%) e foi bem pior que a expectativa da pesquisa da Reuters com economistas, de estagnação.

O economista André Perfeito comenta que “o resultado ruim vai cair no colo do Banco Central (mesmo que não seja exatamente verdade isso) e, assim, o Copom terá mais uma pressão sobre a mesa para cortar os juros mais fortemente”.

Ele afirma ainda que “o número de hoje reforça a perspectiva de 50 pontos base de corte”, na mesma linha que análise do Bank of America. “Embora um corte na taxa básica de juros seja amplamente esperado em agosto, acreditamos que os dados de hoje reforçam nossa visão de um corte de 50 pontos-básicos”, disse o BofA em nota a clientes.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse a jornalistas que o IBC-Br de maio veio como esperado e creditou a fraqueza dos números ao patamar da taxa de juros. “É como esperado. Muito tempo com juro real muito elevado. Nós estamos preocupados, estamos recebendo muito retorno de prefeitos e governadores sobre arrecadação”, afirmou em entrevista a jornalistas no ministério.

  • Você sabe quem é Fernando Haddad? Conheça sua formação, cargos anteriores e mais

(* com informações da Reuters)

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.