Siga nossas redes

Economia

PEC da transição deve ser enviada até sexta-feira, diz Hoffmann

Investidores estão preocupados com quanto o novo governo pretende gastar acima do teto de gastos.

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 2 minutos

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até sexta-feira para enviar a PEC da transição ao Senado, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, a jornalistas nesta quarta-feira (23).

A proposta, acompanhada de perto por investidores preocupados com o impacto dos gastos públicos na inflação, não começará a tramitar no Congresso antes da próxima semana, afirmou Hoffmann, que faz parte da coordenação da equipe de transição.

Os investidores estão preocupados com quanto o novo governo pretende gastar acima do teto de gastos – e por quanto tempo.

Hoffman disse que há concordância sobre a necessidade de remover o Bolsa Família do teto, mas não há consenso sobre quanto tempo isso deve durar. Essa decisão exigirá negociações com partidos fora da nova coalizão de governo, acrescentou.

Enquanto os economistas de Lula estão pressionando por uma postura fiscal que os investidores considerem crível, seus assessores políticos querem garantir que eles alinhem recursos suficientes para pagar por programas sociais sem ter que negociar com o Congresso a cada ano. 

Pela minuta da PEC da transição, o teto seria ultrapassado em R$ 175 bilhões em 2023. 

“Nossa responsabilidade é apresentar uma solução de longo prazo”, disse Hoffmann.

Fonte: Bloomberg.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.