Siga nossas redes

Economia

Petróleo cai 1,5% com Fed projetando mais aumentos de juros este ano

Taxas de juros mais altas fortalecem o dólar, tornando as commodities denominadas na moeda americana mais caras para detentores de outras moedas.

Um funcionário demonstra uma amostra de petróleo bruto no campo de petróleo de Yarakta, propriedade da Irkutsk Oil Company, na região russa de Irkutsk 04/01/2023 REUTERS/Vasily Fedosenko/Illustration

Os preços do petróleo caíram 1,5% nesta quarta-feira (14), depois que o Federal Reserve (Fed) dos EUA projetou mais aumentos nas taxas de juros este ano, preocupando os mercados com a demanda poucas horas depois que dados do governo mostraram um aumento inesperado e grande nos estoques da commodity.

Os futuros de petróleo Brent fecharam em queda de 1,09, ou 1,5%, a US$ 73,20 o barril, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) encerrou em baixa de US$ 1,15, ou 1,7%, a 68,27 dólares.

Ambos os benchmarks tinham subido mais de 1,5% no início da sessão e avançado mais de 3% no dia anterior devido às expectativas de aumento da demanda por combustível depois que o banco central da China reduziu a taxa de empréstimo de curto prazo.

O Fed manteve as taxas de juros inalteradas, mas sinalizou em novas projeções econômicas que os custos dos empréstimos provavelmente aumentarão mais meio ponto percentual até o final deste ano, uma vez que reage a uma economia mais forte do que o esperado e a um declínio mais lento da inflação.

“Os mercados temem que um ambiente de taxas de juros mais altas reduza a demanda por petróleo. A reação instintiva está empurrando o petróleo para baixo”, disse Phil Flynn, analista do Price Group.

Taxas de juros mais altas fortalecem o dólar, tornando as commodities denominadas na moeda americana mais caras para detentores de outras moedas.

Os estoques de petróleo bruto dos EUA subiram cerca de 8 milhões de barris na semana encerrada em 9 de junho, segundo dados da Energy Information Administration. Os analistas estimaram um declínio de 500.000 barris.

Os estoques de gasolina e diesel também subiram mais do que o esperado.

  • Confira ações da Petrobras (PETR4)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.