Economia
PIB dos EUA sobe à taxa anualizada de 2,9% no 3º trimestre, mostra 2ª leitura
Com a confirmação de resultado positivo, a economia dos EUA superou a recessão técnica em que entrou no segundo trimestre.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 2,9% no terceiro trimestre de 2022, a ritmo anualizado, de acordo com a segunda leitura do indicador, divulgada pelo Departamento do Comércio nesta quarta-feira (30). A primeira leitura indicava avanço menor da economia norte-americana, de 2,6%. O número revisado ainda ficou acima do previsto por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço anualizado de 2,7%.
Com a confirmação de resultado positivo, a economia dos EUA superou a recessão técnica em que entrou no segundo trimestre, quando seu PIB encolheu 0,6%, marcando a segunda contração trimestral consecutiva.
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) avançou à taxa anualizada de 4,3% no segundo trimestre, acima da estimativa original de 4,2% e após avançar 7,3% no segundo trimestre.
Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, subiu 4,6% no mesmo intervalo, também revisado em 0,1 ponto porcentual para cima.
O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central dos EUA.
Veja também
- TSMC: como a gigante de Taiwan prosperou em meio a conflito entre EUA e China
- Após máxima em 15 anos, é hora de investir em renda fixa dos EUA?
- Por que países endividados amam odiar as agências de rating?
- Richard Harary: ‘é mais difícil empreender no Brasil do que nos EUA’
- Bancos dos EUA apontam para economia resiliente, mas em desaceleração