Economia

PIX é o pagamento mais popular das redes sociais, aponta pesquisa

PIX é o mais citado em ofertas de produtos, promoções e descontos nas redes sociais; 58% do público são mulheres.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 3 min

Um levantamento feito pela consultoria Elife, com dados da plataforma Buzzmonitor, revelou que o PIX é o meio de pagamento mais popular das redes sociais, com 112.524 menções no Twitter, Instagram e Facebook.

O estudo considerou 229.945 posts com buscas sobre meios de pagamento entre 14 e 24 de junho. Foram monitorados dados de popularidade no Google Trends, posts no Twitter e nos grupos de Facebook e comunidades no Instagram.

O levantamento considerou quinze termos relacionados aos meios de pagamento, entre estes: PIX, débito, crédito, PayPal, PicPay, E-wallet, Stone e Cielo.

A pesquisa apontou que o meio mais utilizado é o PIX, presente na maioria de ofertas e promoções, além de estar atrelado a descontos para os consumidores. Entre o público que tem preferência pelo PIX, 58% são mulheres.

Já os cartões de crédito, são relacionados a pagamento de faturas ou postagens solicitando aumento de limite dos cartões. O principal banco citado neste tipo de pagamento é o Nubank.

Nas buscas por PicPay no Google, os consumidores apresentaram interesse pelo cartão de crédito da empresa, outros sobre quais lojas aceitam o formato.

Termos como Mercado Pago e PagSeguro estão associados a procura por máquina de cartões, embora o último apresente baixa procura.

O que se fala nas redes?

Nas redes sociais, o debate sobre estes meios de pagamento está focado na venda de produtos ou serviços.

No Twitter, o meio de pagamento mais citado é o PIX, onde 69% dos usuários se referem a ele na oferta de produtos e serviços de lojistas e pessoas físicas.

Já no Instagram, o PIX também é o mais popular, mas divide espaço com outas formas de pagamento e outros temas, tais como WhatsApp e contato com os comerciantes.

No Facebook, os consumidores procuram por empresas que facilitam meios de pagamento.

Quando se fala de instituições financeiras para fazer PIX, os mais buscados por ordem de preferência do público são: Caixa Econômica Federal, Nubank, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander.

Segundo Breno Suotto, head de insights do grupo Elife, consultoria que coordenou a pesquisa, o segredo do sucesso do PIX nas redes sociais é seu custo zero, que é visto como vantagem pelo pequeno comerciante, que consegue repassar este desconto aos seus clientes.

Veja também:

Mais Vistos