Siga nossas redes

Finanças

51% do total das operações bancárias foram feitas pelo celular durante pandemia

Pesquisa da Febraban, realizada pela Deloitte, aponta que mais da metade das transações bancárias foram feitas por mobile banking.

Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre tecnologia bancária, divulgada nesta quinta-feira (24), revelou que as transações de mobile banking no ano de 2020, período de entrada da pandemia de covid-19 no Brasil, representaram 51% do total das operações feitas no país.

Em comparação com o ano anterior da pesquisa, o número de transações feitas no celular teve um crescimento de 15,9 bilhões, partindo de 37 bilhões para 52,9 bilhões, o que representa um aumento de 42,9%.

Em todos os canais bancários (celular, internet, maquininhas, agências, caixas eletrônicos, correspondentes bancários e contact centers), o total das operações feitas pelos clientes chegou a 103,5 bilhões.

Considerando apenas os canais digitais, internet banking e mobile banking, as transações foram de 68,7 bilhões, o que representa 67% do total. Além disso, esses tipos de movimentações são responsáveis por 8 em cada 10 pagamentos de contas e por 9 em cada 10 contratações de crédito.

“Com a popularização dos serviços financeiros pelos canais digitais, continuamos avançando no terreno importante da inclusão financeira no Brasil, especialmente com o mobile banking, que permite carregar o banco em seu bolso e acessar em qualquer hora ou local, serviços antes restritos a agências bancárias. Praticamente, todas as operações bancárias podem ser feitas de forma eletrônica”, por nota afirma Rodrigo Mulinari, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN.

O levantamento também revela que com a iniciativa do auxílio emergencial, benefício para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia do covid-19, 70 milhões de contas foram abertas, o que influenciou diretamente no uso da conta digital.

Além disso, o Pix, sistema de pagamento instantâneo, que entrou em vigor em 16 de novembro do ano passado, também foi outro fator impactante para o aumento das transferências bancárias, pois só no mês de lançamento do método de pagamento eletrônico foram 59,2 milhões de transações feitas.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.