Siga nossas redes

Economia

Prévia do PIB avança em junho; mercado projeta queda no 3º tri

IBC-Br mostra crescimento de 0,43% da economia brasileira no último trimestre.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou avanço de 0,63% em junho frente ao mês anterior, segundo dado informou o Banco Central nesta segunda-feira (14). Em maio, o indicador havia recuado 2,05%.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de uma alta de 0,60% no mês. O dado também ficou em linha com a mediana das expectativas do Projeções Broadcast, de alta de 0,65%.

Com o resultado, o índice fechou o segundo trimestre com crescimento de 0,43% em relação aos três meses anteriores.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 2,10%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a uma expansão de 3,35%, de acordo com os números observados.

Operário carrega barras de aço durante obra em Brasília 27/01/2012 REUTERS/Ueslei Marcelino

Na avaliação de Rodolfo Margato, economista da XP, após o resultado divulgado nesta manhã, a atividade doméstica deve continuar a arrefecer. 

“A dissipação do choque positivo da agricultura, a moderação do mercado de trabalho e as condições monetárias apertadas são as principais razões por trás desse cenário. Isto posto, nossa atual projeção de que o PIB do Brasil crescerá 2,2% este ano tem ligeiro viés positivo”. 

Rodolfo Margato, economista da XP, em relatório.

Ainda de acordo com o analista, o efeito de carrego estatístico – assumindo taxas de variação nulas mês a mês – para o IBC-Br do 3º trimestre aponta para queda de 0,3% ante o 2º trimestre. A previsão preliminar da XP indica recuo de 0,1% no mesmo período.

Entenda o IBC-Br

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br serve como um termômetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2023 é de crescimento de 2,0%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de junho. Já a equipe econômica projeta expansão de 2,50%.

Segundo o Boletim Focus desta segunda-feira (14), a projeção do mercado financeiro para o PIB em 2023 é de crescimento de 2,29% – acima da previsão de quatro semanas atrás, de 2,26%.

*Com Reuters e Estadão Conteúdo

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.