Siga nossas redes

Economia

Prévia do PIB mostra contração de 4% em 2020

Dados do IBC-Br, do Banco Central, apontam para uma queda menor que esperada pelo governo.

Pessoas caminham em rua de comércio popular em São Paulo
Pessoas caminham em rua de comércio popular em São Paulo 15/12/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

A atividade econômica brasileira mostrou perda de força no final do ano passado e despencou 4% em 2020, mostraram dados do Banco Central nesta sexta-feira, menos do que o esperado pelo governo na esteira das paralisações e medidas de contenção contra a pandemia de Covid-19.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou contração de 4,05% no ano passado, em números observados, após expansão de 0,93% em 2019. A projeção oficial do Ministério da Economia hoje é de uma queda de 4,5% em 2020.

Números oficiais saem em março

Os números oficiais do PIB em 2020 serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 3 de março. A última vez que a economia brasileira apresentou queda foi em 2016, de 3,3%, depois de ter recuado 3,5% em 2015.

De acordo com série histórica do IBGE iniciada em 1962 e publicada no site do BC, o pior resultado do PIB brasileiro foi registrado em 1990, com uma queda de 4,35%.

O ano ainda terminou com perda de força uma vez que o índice apresentou alta de 0,64% em dezembro na comparação com o mês anterior, de crescimento de 0,68% em novembro e 0,77% em outubro.

O resultado marcou o oitavo mês seguido de alta desde que a atividade foi duramente atingida pela pandemia em abril, e ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,40%.

Com isso, o IBC-Br terminou o quarto trimestre do ano com crescimento de 3,14% sobre o terceiro, em número dessasonalizado, depois de ter avançado um recorde de 8,19% no período de julho a setembro.

Fundo do poço em abril

Os dados do BC mostram que a atividade econômica atingiu o fundo do poço em abril por causa das medidas de contenção do coronavírus, e o tombo no segundo trimestre foi de 10,18% sobre os três meses anteriores, marcando o ápice da pandemia.

Desde então o índice veio mostrando recuperação em meio ao relaxamento das medidas de isolamento e o auxílio do governo vigente até o fim do ano passado, embora o ritmo de expansão tenha perdido de força.

Existem temores agora tanto de que novos lockdowns rigorosos sejam adotados, quanto em relação ao desemprego em níveis recordes no país.

Para 2021, o foco se volta para a vacinação da população, mas também para a situação fiscal do Brasil e para as esperadas reformas, bem como a possibilidade de novas medidas de ajuda pelo governo e a inflação, o que aumenta as preocupações em relação aos gastos públicos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na quinta-feira que, para que o governo possa conceder novas parcelas do auxílio emergencial aos mais vulneráveis afetados pela pandemia da Covid-19, é preciso que o Congresso aprove uma PEC de Orçamento de Guerra.

Dados recentes mostraram fraqueza da retomada econômica no fim do ano em meio à redução do auxílio emergencial e do aumento da inflação, levantando temores sobre a atividade no início do ano.

Setores

A produção da indústria brasileira registrou em dezembro o oitavo aumento seguido, mas ainda assim encerrou 2020 com a maior queda em quatro anos, de 4,5%.

As vendas no varejo por sua vez despencaram 1,2% em dezembro e retornarem ao nível pré-pandemia.

Enquanto isso, o setor de serviços vem apresentando as maiores dificuldades de recuperação. Altamente dependente do contato social e com maior peso no PIB, o setor recuou em dezembro e interrompeu seis meses de ganhos, terminando o ano de 2020 com a maior perda da série histórica e abaixo dos níveis pré-pandemia.

A pesquisa Focus mais recente do BC, realizada com uma centena de economistas, mostra que o mercado espera crescimento de 3,47% do PIB em 2021, depois de contração de 4,3% em 2020.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.