Siga nossas redes

Economia

Produção industrial fecha 2019 com queda de 1,1%

Setor extrativo puxou para baixo desempenho da indústria após tragédia em Brumadinho

Publicado

em

por

Tayane Rodrigues
Indústria

A produção nacional da indústria recuou 1,1% no ano de 2019, após dois anos seguidos de crescimento em 2017 (2,5%) e 2018 (1%), segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), divulgada hoje (4) pelo IBGE. 

De acordo com o balanço, um dos principais responsáveis pela queda foi o mau desempenho da indústria extrativa, após o rompimento da barragem de Brumadinho no início de 2019. Outros fatores que também contribuíram para o cenário foram as incertezas no ambiente externo e a situação do mercado de trabalho no país. 

Houve queda de 1,2% em dezembro de 2019, em relação ao mesmo mês do ano anterior, sentida pelos resultados negativos em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 14 dos 26 ramos pesquisados, mesmo com um dia útil a mais em dezembro de 2019.

Em comparação ao mesmo período, entre as grandes categorias econômicas, a queda mais acentuada foi a de bens de capital: 8,8%, o recuo mais intenso desde maio de 2018, quando registrou taxa negativa de 18,5%. A categoria se mantém assim desde maio de 2019, acumulando nesse período redução de 12,9%.

Do lado positivo da balança do ano está a produção de bens de consumo, tanto duráveis (1,6%) quanto não duráveis (1,2%) , impactada pelo avanço no mercado de trabalho e pela liberação de saques do FGTS que injetaram dinheiro na economia.

*Com Estadão Conteúdo



As melhores ferramentas para Traders. Conheça agora!

Anúncio Patrocinado Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente. Não corra o risco de faltar dinheiro lá na frente.

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.