Siga nossas redes

Economia

Produção industrial fecha 2019 com queda de 1,1%

Setor extrativo puxou para baixo desempenho da indústria após tragédia em Brumadinho

Publicado

em

por

Tayane Rodrigues

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Indústria

A produção nacional da indústria recuou 1,1% no ano de 2019, após dois anos seguidos de crescimento em 2017 (2,5%) e 2018 (1%), segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), divulgada hoje (4) pelo IBGE. 

De acordo com o balanço, um dos principais responsáveis pela queda foi o mau desempenho da indústria extrativa, após o rompimento da barragem de Brumadinho no início de 2019. Outros fatores que também contribuíram para o cenário foram as incertezas no ambiente externo e a situação do mercado de trabalho no país. 

Houve queda de 1,2% em dezembro de 2019, em relação ao mesmo mês do ano anterior, sentida pelos resultados negativos em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 14 dos 26 ramos pesquisados, mesmo com um dia útil a mais em dezembro de 2019.

Em comparação ao mesmo período, entre as grandes categorias econômicas, a queda mais acentuada foi a de bens de capital: 8,8%, o recuo mais intenso desde maio de 2018, quando registrou taxa negativa de 18,5%. A categoria se mantém assim desde maio de 2019, acumulando nesse período redução de 12,9%.

Do lado positivo da balança do ano está a produção de bens de consumo, tanto duráveis (1,6%) quanto não duráveis (1,2%) , impactada pelo avanço no mercado de trabalho e pela liberação de saques do FGTS que injetaram dinheiro na economia.

*Com Estadão Conteúdo



Invista em Previdência e não se preocupe lá na frente! Invista em Previdência Privada!

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Carteira de Dividendos Agosto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu