Siga nossas redes

Economia

‘Quase todos’ os membros do Fed concordaram em manter juros, mostra ata

Documento divulgado mostra divergência na reunião de junho.

Um Federal Reserve unido concordou em manter a taxa de juros ​​na reunião de junho como uma forma de ganhar tempo e avaliar se seriam necessários novos aumentos, mesmo que a grande maioria esperasse que seria necessário apertar ainda mais a política monetária, de acordo com a ata da reunião divulgada nesta quarta-feira (5).

Sede do Fed em Washington 19/03/2019. REUTERS/Leah Millis/File Photo

Enquanto “alguns participantes” quiseram aumentar os juros em junho porque o progresso no arrefecimento da inflação estava lento, “quase todos os participantes julgaram apropriado ou aceitável manter” a taxa básica na atual faixa de 5% a 5,25%, disse a ata.

“A maioria desses participantes observou que deixar a taxa inalterada nessa reunião lhes daria mais tempo para avaliar o progresso da economia”, na direção de levar a inflação para 2% desde o seu nível atual, que é mais do que o dobro disso.

Segundo William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, apesar de manterem as taxas de juros inalterados no encontro em junho, a maioria dos participantes votaram que serão necessários mais aumentos de juros olhando a frente, e que a inflação segue inaceitavelmente alta e sendo um problema a ser controlado.

“Como reflexo disso, os membros do Fed atualizaram sua previsão de aumento de juros, estimando uma taxa terminal de 5,6% (acima da previsão anterior de 5,1%), reforçando a ideia de mais aumentos à frente. O mercado adotou o discurso e atualmente 86% do mercado espera que o FED retome o aumento de taxas na reunião de 25 a 26 de julho, de acordo com monitor de juros da CBOE”.

Ainda segundo o estrategista, não obstante, a curva de juros americana também reflete isso, com os juros de vencimento de 2 anos chegando a 4,95%, próximo as máximas de 52 semanas.

“A questão toda é que tais aumentos seguem condicionados aos dados e devem se dar em ritmo mais lento”.

William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue

Com Reuters

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.