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Economia

Quem são os empresários desaparecidos em missão de submarino do Titanic

Cinco pessoas entraram a bordo de um navio submersível que desapareceu esta semana no Atlântico Norte, durante uma expedição ao naufrágio do Titanic. O contato foi perdido cerca de duas horas após a missão. Informações mais recentes davam conta de que ruídos foram captados durante as buscas pelo submarino.

Destroços do Titanic no fundo do mar Reuters/Arquivo

Cada um dos passageiros teria pago US$ 250 mil (cerca de R$ 1,3 milhão, pelo câmbio atual) pela viagem a mais de 13 mil pés de profundidade no oceano Atlântico, em busca dos destroços do famoso navio que naufragou no começo do século XX.

A expedição partiu de St. John’s, em Newfoundland, no Canadá, antes de seguir aproximadamente 640 km pelo Atlântico até o local do naufrágio, de acordo com a OceanGate. Para visitar os destroços, os passageiros entram no Titan, um submersível para cinco pessoas que leva cerca de duas horas para descer aproximadamente 3.800 metros até o Titanic.

Hamish Harding

Empresário Hamish Harding, desaparecido em missnao de submarino do Titanic.

No grupo, está o empresário Hamish Harding, fundador da empresa de investimentos Action Group e conhecido por ser um ávido aventureiro. O britânico de 58 anos detém três recordes mundiais do Guinness, incluindo o maior tempo gasto na travessia da parte mais profunda do oceano em um único mergulho,

A Action Group, fundada por ele, é uma empresa de capital fechado com sede no Reino Unido e em Dubai. O negócio inclui a Action Aviation, braço que oferece serviços de corretagem, gerenciamento e financiamento de aeronaves.

Seu recorde mundial de maior tempo no fundo do oceano aconteceu em março de 2021, quando ele passou 4 horas e 15 minutos no fundo do mar do Challenger Deep na Fossa das Marianas, em um submersível, a uma profundidade de 10.930 metros (35.850 pés).

Ele também completou a navegação mais rápida da Terra pelos polos norte e sul de avião. O tempo da circunavegação durou 46 horas e 40 minutos, em julho de 2019. Ele foi o piloto e diretor da missão.

Embora o jornal britânico “Telegraph” se refira a Hamish como um bilionário, ele não aparece no ranking dos mais ricos da Forbes. Seu patrimônio líquido é desconhecido, segundo a publicação.

Stockton Rush

Stockton Rush
Stockton Rush. Crédito: OceanGate/Divulgação

Também embarcou no submersível desaparecido o fundador da OceanGate Expeditions, Stockton Rush, empresa responsável pela viagem aos destroços do Titanic no fundo do mar. Rush queria tornar o Titanic mais acessível, com visitas aos destroços a bordo de seu submarino privado para cinco pessoas.

O objetivo inicial era levar visitantes ao local em visitas semanais de maio a setembro, combinando as viagens com esforços de pesquisa que permitissem aos passageiros contribuir como cidadãos-cientistas.

Rush aumentou sua riqueza herdada por meio de investimentos-anjo e de risco. Ele é formado pela Universidade de Princeton em engenharia aeroespacial e possui MBA pela Haas School of Business da UC Berkeley.

Agora com mais de 60 anos, foi o mais jovem piloto de transporte a jato do mundo quando, aos 19, obteve classificação de capitão no United Airlines Jet Training Institute em 1981, diz sua biografia no site OceanGate. O empresário trabalhou com a Boeing Co. em um projeto inicial do submarino de fibra de carbono do Titanic e depois com a NASA.

Rush havia feito viagens mal-sucedidas ao local dos destroços do Titanic no passado – seu submarino foi atingido por um raio em 2018, destruindo o sistema elétrico e afundando a missão. Uma segunda tentativa terminou sem sucesso no ano seguinte, por problemas com a “nave mãe” que transportava a equipe e equipamentos.

Embora inicialmente visasse o espaço e modelasse seus esforços após o Capitão Kirk de Star Trek, Rush disse que percebeu que seu desejo de descobrir novas formas de vida e ir aonde nenhum homem havia ido antes era mais provável no oceano. Seu patrimônio líquido é estimado em US$ 12 milhões.

Shahzada Dawood e o filho Suleman

Shahzada Dawood
Shahzada Dawood e o filho Suleman Dawood. Crédito: Engro

Além deles, Shahzada Dawood e seu filho Suleman, membros de uma das famílias mais proeminentes nos negócios do Paquistão, também participaram da expedição, segundo confirmaram seus parentes em um comunicado.

Shahzada Dawood é vice-presidente da Engro Corp., que tem negócios que vão desde fertilizantes até geração de energia. Ele se formou em direito pela University of Buckingham em 1998 e pela Philadelphia University com mestrado em marketing têxtil em 2000. O patrimônio líquido de Dawood é desconhecido.

Paul Henry Nargeolet

O piloto do submarino é o francês Paul Henry Nargeolet, mergulhador e especialista no naufrágio do Titanic, segundo relatos.

Paul Henry Nargeolet. Crédito: Reprodução LinkedIn

Nargeolet é um mergulhador proeminente e considerado o maior especialista mundial nos destroços do Titanic e seu campo de destroços, que se estende por 25 milhas náuticas quadradas.

Ele é diretor de pesquisas subaquáticas do Experiential Media Group, ou E/M Group, e RMS Titanic Inc., e completou dezenas de mergulhos submersíveis no local do acidente.

Nascido em Chamonix, na França, ele viveu com a família na África por 13 anos, completou seus estudos em Paris e passou 22 anos na Marinha Francesa, chegando a comandante, segundo biografia no site do E/M Group. Ele liderou a primeira expedição de recuperação ao Titanic em 1987, depois de ingressar no Instituto Francês de Pesquisa e Exploração do Mar.

Nargeolet havia falado com o Titanic Channel sobre o que aconteceria com alguém preso no local dos destroços, dizendo que o frio seria um dos maiores perigos e ressaltando que os exploradores estão cientes dos riscos.

Harding, cujo aniversário será no próximo sábado, escreveu em um post de 18 de junho no Instagram que esta provavelmente seria a única missão tripulada ao Titanic em 2023, “devido ao pior clima em Newfoundland em 40 anos”.

*Com informações da Bloomberg

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