(Reuters) – O grupo espanhol de supermercados Dia anunciou nesta quinta-feira que decidiu fechar seus supermercados no Brasil, 343 lojas e 3 armazéns, após cerca de 23 anos de presença no país.
A entidade, Distribuidora Internacional de Alimentos, sinalizou que a medida surge após os persistentes resultados negativos registrados por sua subsidiária no Brasil, e voltou a destacar sua intenção de focar nos seus principais mercados.
Dentro dos mercados aos quais buscaria destinar mais recursos devido ao seu maior potencial de crescimento e rentabilidade para o grupo, o Dia destacou particularmente a Espanha e a Argentina, em comunicado assinado pelo seu diretor financeiro, Guillaume Marie Didier.
A decisão foi tomada no âmbito da restruturação da sua subsidiária brasileira, disse a empresa, que abriu sua primeira loja no país em 2001, acrescentando que, após esses fechamentos, analisará alternativas estratégicas para o resto dos seus negócios no Brasil.
A entidade anunciou em agosto a sua saída de Portugal, onde vendeu os seus quase 500 supermercados para se concentrar nos seus principais mercados, além de destacar a sua aposta em desinvestimentos para reduzir a alavancagem financeira líquida.
Em fevereiro, a rede de supermercados reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, ante prejuízo de 124 milhões de euros registrado em 2022.
(Reportagem de Aida Peláez-Fernández)
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