O consumo dos lares brasileiros deve desacelerar em 2023, segundo previsão divulgada nesta quinta-feira (26) pela associação de supermercados Abras, que projeta uma expansão de 2,5% neste ano após alta de 3,89% em 2022.
A medição envolve o volume e tipos de produtos comprados em supermercados e guarda certa correlação com o faturamento dos varejistas.
A entidade havia começado 2022 esperando alta de 2,5% no consumo para o ano passado e reviu a projeção para 3,3% em meados do ano após o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) ter aprovado o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 além de uma série de outros benefícios como o vale-gás em meio à campanha eleitoral.
Veja também
- Ferrari, Chanel, Goyard: por que grandes marcas de luxo não participam da Black Friday?
- Viagens, bolsas, joias e até barcos: como garimpar itens de luxo na Black Friday?
- Shopee se torna lucrativa e ajuda controladora Sea a superar estimativa de receita
- Black Friday: Vivara, Swarovski e mais têm descontos de até 70%; veja lista
- Black Friday 2024: Moto aquática, barco e quadriciclo entram em promoção; veja lista