O consumo dos lares brasileiros deve desacelerar em 2023, segundo previsão divulgada nesta quinta-feira (26) pela associação de supermercados Abras, que projeta uma expansão de 2,5% neste ano após alta de 3,89% em 2022.
A medição envolve o volume e tipos de produtos comprados em supermercados e guarda certa correlação com o faturamento dos varejistas.
A entidade havia começado 2022 esperando alta de 2,5% no consumo para o ano passado e reviu a projeção para 3,3% em meados do ano após o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) ter aprovado o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 além de uma série de outros benefícios como o vale-gás em meio à campanha eleitoral.
![Consumidores pesquisam preço do leite em supermercado de São Paulo Imagem: Tatiana Santiago/InvestNews](https://investnews.com.br/wp-content/uploads/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-06-at-13.46.40-1024x461.jpeg)
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