Siga nossas redes

Economia

Tebet critica gastos desnecessários e defende redução de déficit

Segundo a ministra, o déficit fiscal brasileiro é insustentável e impede um crescimento econômico duradouro.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira (13) que o governo precisa fazer “o dever de casa” para a economia decolar e criticou o que chamou de gastos desnecessários, acrescentando ter como missão evitar turbulências e identificar melhores rotas e caminhos para garantir previsibilidade e estabilidade.

Segundo a ministra, o déficit fiscal brasileiro é insustentável e impede um crescimento econômico duradouro.

Tebet acrescentou, durante discurso em evento da Amcham Brasil, que o governo vai trabalhar na revisão de gastos porque tem responsabilidade. Ela voltou a dizer que pode ter sido chamada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo por ter “visão um pouco diferente” de outros integrantes da equipe econômica.

Segundo a ministra, o país precisa parar de “enxugar gelo” e gastar sem saber onde quer chegar. Ela defendeu um plano plurianual participativo que coloque todos os brasileiros no Orçamento e com objetivos de crescimento sustentável.

Tebet disse que é preciso avaliar as políticas públicas e evitar “gastos desnecessários”, destacando que pior do que não gastar é gastar mal.

Ministra do Planejamento, Simone Tebet, em Brasília 05/01/2023 REUTERS/Adriano Machado

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.