Siga nossas redes

Economia

Vagas formais seguem no positivo enquanto desemprego no setor informal é recorde

O Brasil abriu 260.353 vagas formais de trabalho em janeiro.

Oferta de vagas de trabalho em São Paulo REUTERS/Amanda Perobelli

Enquanto o desemprego no setor informal tem batido recordes, o trabalho formal foi protegido durante a crise. O Brasil abriu 260.353 vagas formais de trabalho em janeiro, número acima do esperado por economistas, conforme mostrou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Economia.

O Brasil encerrou 2020 com taxa de desemprego de 13,9%. A taxa média do ano passado foi a mais alta em oito anos, segundo dados divulgados no final de fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

No entanto, enquanto os trabalhadores informais seguem sentindo os efeitos da crise com mais força, os empregos com carteira foram protegidos por programa do governo que ofereceu complementação de renda a trabalhadores que tivessem seus contratos de trabalhos temporariamente suspensos ou sofressem redução de jornada e salários.

O programa, denominado BEM, se encerrou em dezembro, mas o governo já anunciou que ele será reeditado, em novas bases.

Vagas criadas em janeiro

O resultado veio bem acima das expectativas de analistas consultados pela Reuters, que previam a abertura de 122 mil postos de trabalho com carteira assinada no mês passado. Também superou a criação líquida de vagas registrada em janeiro de 2020, de 117.793, quando a economia do país ainda não havia sido impactada pela pandemia da covid-19.

No primeiro mês do ano houve abertura de vagas em todos os setores da economia, com destaque para indústria (+90.431) e serviços (+83.686), seguido da construção (+43.498) e agropecuária (+32.986). O setor de comércio, que sofre o impacto mais direto das medidas de isolamento social adotadas para o enfrentamento da pandemia, criou 9.848 postos.

Em dezembro, o país fechou 93.726 vagas, segundo dado com ajustes de 67,9 mil informado originalmente. O fechamento de postos, que obedece a tendência sazonal, se deu após cinco meses consecutivos de abertura de vagas.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.