O varejo paulista está otimista com as vendas para o mês de outubro. A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é de que as vendas cresçam R$ 800 milhões neste mês, em comparação ao mesmo período do ano passado, principalmente por causa do Dia das Crianças. Isso indicaria, segundo a federação, alta de 4% em relação ao registrado em outubro de 2021.
De acordo com a federação, o Dia das Crianças tem pouca influência para o varejo, mas causa impacto no movimento de vendas nos dias que antecedem a data, afetando segmentos de vendas de brinquedos, vestuário e até eletrônicos [como videogames]. Para os supermercados, no entanto, a expectativa é de movimentação menor do que no ano passado.
Outro reflexo do Dia das Crianças, informou a federação, é a antecipação das compras dos presentes de Natal, já que os consumidores costumam encontrar preços mais atrativos nesta época do ano do que em dezembro.
A FecomercioSP estima ainda que o Dia das Crianças poderá impulsionar outras áreas, entre elas a dos shoppings centers.
Veja também
- Megaporto pode reduzir a rota Brasil-China em 10 dias – o problema é chegar até ele
- Comprar na Shopee, mas pelo YouTube: empresas fecham parceria para ampliar e-commerce na Ásia
- Produtores de combustíveis renováveis estão prestes a enfrentar uma crise: a falta de óleos usados
- Mais um passo da Temu no Brasil: App chinês recebe um ‘sim’ da Receita Federal
- Tensão no Mar Vermelho eleva preços do frete e já desafia economia global