Economia
Varejo paulista espera aumento de R$ 800 milhões nas vendas em outubro
Fecomercio espera uma alta de 4% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, puxada principalmente pelo Dia das Crianças.


O varejo paulista está otimista com as vendas para o mês de outubro. A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é de que as vendas cresçam R$ 800 milhões neste mês, em comparação ao mesmo período do ano passado, principalmente por causa do Dia das Crianças. Isso indicaria, segundo a federação, alta de 4% em relação ao registrado em outubro de 2021.
De acordo com a federação, o Dia das Crianças tem pouca influência para o varejo, mas causa impacto no movimento de vendas nos dias que antecedem a data, afetando segmentos de vendas de brinquedos, vestuário e até eletrônicos [como videogames]. Para os supermercados, no entanto, a expectativa é de movimentação menor do que no ano passado.
Outro reflexo do Dia das Crianças, informou a federação, é a antecipação das compras dos presentes de Natal, já que os consumidores costumam encontrar preços mais atrativos nesta época do ano do que em dezembro.
A FecomercioSP estima ainda que o Dia das Crianças poderá impulsionar outras áreas, entre elas a dos shoppings centers.

Veja também
- Com preços mais altos, varejo espera aquecer as vendas no Dia dos Pais
- Vendas no varejo ficam estáveis em junho; dados podem indicar queda no PIB
- Dia dos Namorados: shoppings de SP arrecadam ‘presentes de ex’ para caridade
- Atividade do comércio desacelera e cresce 3,7% no Dia das Mães, diz Serasa
- Mesmo com juros altos, comércio espera mais vendas no Dia das Mães em 2023