Siga nossas redes

Economia

Venda de veículos cai 3,1% em janeiro

Apesar da queda, Fenabrave espera expansão do mercado total de 9,6% em 2020

Publicado

em

por

Estadão Conteúdo

Tempo médio de leitura: 2 minutos

O mercado de veículos novos começou o ano em baixa no Brasil. Foram vendidas 193,4 mil unidades no primeiro mês de 2020, o que representa uma queda de 3,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados hoje (4) pela Fenabrave, federação que reúne as concessionárias de veículos, e levou em consideração os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

Em relação ao último mês de 2019, que tradicionalmente é mais aquecido, houve recuo de 26,3%. Apesar da queda no primeiro mês do ano, a Fenabrave mantém a expectativa de expansão do mercado total de 9,6%, para 3,05 milhões de unidades. 

Entre os veículos leves, que somam os segmentos de automóveis e comerciais leves e representam mais de 90% do mercado, os emplacamentos atingiram 184,1 mil unidades em janeiro, queda de 3,4% na comparação com igual mês de 2019 e de 26,9% em relação ao último mês do ano passado. A projeção para o ano é de alta de 9%.

O mercado de ônibus também começou 2020 em queda. Foram 2,1 mil unidades vendidas em janeiro, baixa de 2,2% em relação a janeiro do ano passado e de 11,5% na comparação com dezembro de 2019. A previsão para o ano é de aumento de 16%.

O segmento de caminhões foi o único que registrou variação positiva. As vendas cresceram 3,6% em janeiro, comparado ao mesmo mês do ano passado, para 7,1 mil unidades. Contudo, não resistiu à comparação com dezembro e teve recuo de 13,7%. A projeção para o ano é de alta de 24%.

*Com Estadão Conteúdo

Investir em Ações é ainda mais fácil com taxa de corretagem ZERO! Aproveite agora

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Carteira de Dividendos Agosto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu