Siga nossas redes

Economia

Vendas do comércio crescem 0,6% em novembro

Está é sétima alta consecutiva no setor.

Comércio

São Paulo – As vendas do comércio varejista cresceram 0,6% em novembro, em relação ao mês de outubro de 2019, estimuladas pela Black Friday, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta (15).

Está é a sétima alta consecutiva do indicador, que acumula elevação de 3,3% no período. De janeiro a novembro de 2019 a média foi de 1,7%, e no período de 12 meses a taxa caiu para 1,6%,

De outubro para novembro, entre as oito atividades pesquisadas, quatro apresentaram elevação: artigos farmacêuticos, médicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%). Também tiveram alta outros artigos de uso pessoal e doméstico (1%), móveis e eletrodomésticos (0,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,8%).

Os segmentos de tecidos, vestuário e calçados, apresentaram queda de 0,2%, seguido por combustíveis e lubrificantes com baixa de 0,3% e atividade de livros, jornais, revistas e papelaria com recuo de 4,7%.

O setor com maior peso no varejo, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo permaneceu estável.

As vendas cresceram em 22 dos 27 estados em novembro do ano passado, Roraima teve destaque com alta de 9,3%, seguida por Rondônia com 8,5% e Acre com 6,7%. Amapá e Rio Grande do Norte apresentaram queda de 0,7%, acompanhadas por Santa Catarina e Distrito Federal com declínio de 0,6%.

Varejo Ampliado

O setor de varejo ampliado, que incluí os segmentos de veículos e materiais de construção aos oito segmentos pesquisados, apresentou queda de 0,5% no mesmo período. Devido a redução de 1% em atividades de veículos, motos, partes e peças. Materiais de construção apresentaram uma variação positiva de 0,1%. .

O varejo ampliado teve altas na média trimestral com 0,4%, em comparação a novembro de 2018 (3,8%), nos onze primeiros meses de 2019 apresentou um acúmulo de 3,8% e 3,6% em 12 meses.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.