Economia
Vorazes consumidoras de dados, empresas de IA veem a internet como muito pequena
Executivos e pesquisadores dizem que a necessidade da indústria por dados de alta qualidade pode superar a oferta dentro de dois anos
Por Deepa Seetharaman
As empresas que se apressam para desenvolver um sistema de inteligência artificial cada vez mais poderoso estão rapidamente se aproximando de um novo problema: a internet pode ser muito pequena para os seus planos.
Para aprender, os sistemas desenvolvidos pela OpenAI, Google e outros exigem um oceano de informação muito maior. Essa demanda está sobrecarregando a oferta de dados públicos de qualidade disponível on-line, ao mesmo tempo em que alguns proprietários de dados bloqueiam o acesso a empresas de IA.
Executivos e pesquisadores dizem que a necessidade da indústria por dados de alta qualidade pode superar a oferta dentro de dois anos, potencialmente retardando o desenvolvimento da IA.
Empresas de IA estão buscando fontes de informação inexploradas e repensando o modo como treinam esses sistemas. A OpenAI, fabricante do ChatGPT, já pensou em treinar seu próximo modelo, o GPT-5, com transcrições de vídeos públicos do YouTube, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
Leia a matéria completa do The Wall Street Journal aqui
Veja também
- Departamento de Justiça pede que Google venda Chrome para desfazer monopólio
- A inteligência artificial ganha espaço nos escritórios de advocacia
- EUA pressionam e TSMC suspenderá produção de chips de IA para a China
- Intel perde espaço para a Nvidia também no índice Dow Jones e deixa indicador após 25 anos
- ChatGPT dá um salto, e ruma para tornar o Google de hoje obsoleto