Siga nossas redes

ESG

B3 registra primeira Cédula de Produto Rural Verde

O título permite ao produtor rural e demais agentes da cadeia do agronegócio captar recursos para financiamento da conservação de florestas nativas e seus biomas.

Pessoa segura saco de pano tendo ao fundo campo de colheita

A bolsa de valores brasileira, a B3 (B3SA3), recebeu no final de fevereiro o registro da primeira Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, que permite ao produtor rural e demais agentes que atuam na cadeia do agronegócio captar recursos que serão direcionados ao financiamento da conservação de florestas nativas e seus biomas, estabelecendo os critérios pelos quais essas cédulas possam ser consideradas CPRs Verdes.

O registro e estruturação dessa primeira CPR Verde foi coordenado pelo Grupo BMV, que desenvolveu a Unidade de Crédito de Sustentabilidade (UCS) e sintetiza o valor de 27 serviços ambientais envolvidos em um processo de preservação, possibilitando operações com a segurança da tecnologia blockchain.

O Grupo BMV utiliza o Standard BMV, protocolo de certificação para pagamento de serviços de preservação, que cria condições econômicas para os produtores rurais manterem áreas de reservas legais e proteção permanente em suas propriedades.

“Além dessa contribuição importantíssima para o meio ambiente e a preservação de florestas, o registro da CPR Verde reforça dois compromissos importantes da B3: o de estar ao lado do agronegócio ajudando a desenvolver um setor que é o motor da economia nacional, e o de seguir induzindo as melhores práticas ESG para o mercado”, afirma Fabio Hull, diretor de relacionamento com Bancos Múltiplos e Fintechs da B3.

Maria Tereza Umbelino, CEO do Grupo BMV, explica que, dada a segurança do registro na B3, investidores internacionais e fundos de investimentos podem adquirir a CPR Verde com aposta na valorização de títulos de preservação de floresta.

“O reconhecimento do padrão BMV como originador de CPR Verde é um grande avanço nas políticas de pagamentos por serviços ambientais, bem como na aceitação dentro do país da conservação de floresta como atividade agrícola. Esta validação reafirma o Standard BMV, através das UCS, como um instrumento para o combate às mudanças climáticas e auxilia o país no atingimento de das suas metas no Acordo de Paris,” enfatiza Fabian Gonçalves, Business Manager da SGS Brasil, que certificou a CPR Verde do Grupo BMV.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.