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ESG

Ônibus abastecido por energia solar é 25% mais econômico que veículo a diesel

Primeiro veículo coletivo movido a energia fotovoltaica foi desenvolvido na UFSC em parceria com empresas como Weg e Marcopolo.

O primeiro ônibus elétrico abastecido por energia solar fotovoltaica no Brasil, o eBus, é cerca de 25% mais econômico que veículos movidos a diesel, segundo cálculo feito por Laís Cassanta Vidotto, Doutoranda de Engenharia Civil na área de energia solar fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Enquanto o eBus gera o custo de R$ 0,58 por quilômetro rodado, o convencional exige uma despesa de R$ 0,77 pelo mesmo percurso.

O eBus foi elaborado em 2016 pelo Centro de Pesquisa e Treinamento em Energia Solar, na UFSC, a partir do investimento financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) e parceria das empresas WEG (WEGE3), Marcopolo (POMO4), Mercedes e Eletra. O ônibus rodou mais de 120 mil quilômetros a serviço da comunidade acadêmica da universidade, 100% alimentado pela energia solar gerada nos telhados do Centro de Pesquisa.

Segundo o “Estudo de viabilidade econômica do eBus do Laboratório Fotovoltaica UFSC”, apesar de o investimento inicial ter sido alto (três vezes maior que de um veículo convencional), no longo prazo, o veículo gera uma economia considerável (cinco vezes mais econômico), se comparado ao convencional, movido a diesel. Um dos dados apresentados mostra que, em média, a manutenção do eBus custa R$ 39.811 mil ao ano, enquanto do veículo a diesel, R$  52.853.

Segundo Ricardo Ruther, professor da UFSC e coordenador do Grupo de Pesquisa responsável pelo eBus, a expectativa é de que o projeto seja revertido em benefícios para o país, fomentando a prática de políticas públicas voltadas para a tecnologia e sustentabilidade.

“Precisamos de políticas de Estado, para que nas próximas licitações de renovação de ônibus urbano seja colocada uma fração de ônibus elétricos, para estimular o mercado e mais desses veículos sejam produzidos”, disse Ricardo, em entrevista ao InvestNews.

Para ele, o Brasil tem potencial para protagonizar o mercado de veículos elétricos de grande porte (caminhões e ônibus), já que existe a demanda, a comprovação da economia no longo prazo, e o alinhamento com a sustentabilidade, por emitirem menos poluentes.

Atualmente, o Centro de Pesquisa mantém parceria com o Portal Solar, que ajuda a custear a manutenção do veículo. O próximo projeto em vista do Fotovoltaica-UFSC é desenvolver estações de recarga rápida, possibilitando a recarga por indução, melhorando o funcionamento do eBus.

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