Siga nossas redes

ESG

Fintechs têm menos mulheres que bancos tradicionais

Homens são maioria na proporção de 2 para 1 nas fintechs do Reino Unido, segundo relatório da Innovate Finance e da EY.

Reunião_1
Group of business partners listening to colleague at meeting

As empresas de tecnologia financeira precisam atrair mais mulheres para sua força de trabalho e criar um ambiente mais inclusivo na luta por talentos, segundo uma pesquisa no Reino Unido que mostra que elas têm menos diversidade de gênero do que o setor financeiro mais amplo.

Atualmente, homens superam as mulheres na proporção de 2 para 1 nas fintechs do Reino Unido, segundo relatório da Innovate Finance e da EY.

As mulheres representavam 44% da força de trabalho geral do setor financeiro em 2019, de acordo com a Catalyst, uma organização sem fins lucrativos que defende locais de trabalho mais favoráveis às mulheres.

O relatório também disse que as fintechs fundadas e lideradas por mulheres relataram ter menos acesso a capital e financiamento do que aquelas fundadas e lideradas por homens.

As empresas deveriam informar estudantes do sexo feminino em idade escolar e universitária sobre carreiras em fintech e estar abertas a acordos de trabalho flexíveis, de acordo com o relatório. As empresas também devem avaliar regularmente os pacotes de remuneração e acompanhar as disparidades salariais entre homens e mulheres para aumentar a transparência.

“Na próxima década, acreditamos que as fintech do Reino Unido podem – e devem – se tornar líderes em diversidade e igualdade de gênero”, disseram Janine Hirt, CEO da Innovate Finance, e Anita Kimber, parceira da EY.

As recomendações do relatório foram baseadas em uma pesquisa com cerca de 240 trabalhadores do setor e discussões com grupos e executivos entre julho e setembro de 2021.

O setor de finanças continua a ter dificuldade com a diversidade. As empresas passaram anos tentando aumentar o número de funcionários não-brancos e não-homens em cargos seniores, mas o progresso tem sido lento.

Veja também: