30% dos jovens pertencentes à chamada “geração Z” já estão inseridos no metaverso, mostrou o estudo “Geração Z: metaverso, internet e hábitos de compra”, realizado em maio de 2022 pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a PiniOn.
A pesquisa entrevistou 650 consumidores no país, entre 18 e 24 anos, para quantificar a relação deles com o uso da internet, metaverso e hábitos de compra online.
O metaverso, um ambiente virtual coletivo e hiper-realista, permite que pessoas possam viver e se relacionar por meio de avatares. Segundo a pesquisa, 59% jovens da “geração Z” entrevistados já ouviram falar sobre metaverso, 30% já estão imersos nele, e 28% consideram fazer parte deste universo.
Games online e compras
Além disso, 64% dos jovens entrevistados jogam games online. Destes, 54% costumam comprar acessórios e extensões dentro dos games. Entre os jogadores, o valor total gasto por mês pode chegar a R$ 500. A pesquisa também mostra que 15% só fazem compras pela internet, em marketplaces (76%), aplicativos de entrega (53%) e redes sociais (31%). Ainda segundo a pesquisa, o Instagram (63%) é a principal rede utilizada para este fim.
Veja também:
- Como a arte digital mudou os investimentos e a cultura? Veja 9 pontos
- Quais são as 10 profissões do futuro com a chegada do metaverso?
- Robô Investidor: entenda como funciona e porque ele divide opiniões
- Como viver de renda: quanto dinheiro é preciso ter e onde investir?
- Como ganhar dinheiro com bitcoin, é possível? Saiba investir e conheça os riscos