Siga nossas redes

Finanças

7 passos para sair das dívidas, mesmo ganhando pouco

Educadora financeira dá dicas para pessoas endividadas organizarem as finanças.

dívidas

Segundo o Mapa da Inadimplência, estudo conduzido pelo Serasa, em abril, 66 milhões de famílias brasileiras encontravam-se endividadas e com alguma pendência em seu nome. O cenário fica ainda mais difícil com a alta recente da inflação. Em meio a isso, mais e mais brasileiros veem seu nome ficar “sujo na praça”.

O InvestNews conversou com Jessyca Rodrigues, educadora financeira da SVN, sobre como sair das dívidas mesmo ganhando pouco. A educadora, com mais de 10 anos de mercado em grandes bancos, lista um passo a passo para sair das dívidas e começar a investir:

Mantenha sua organização financeira

A organização financeira é essencial para quem quer sair das dívidas. “A melhor ferramenta para quem quer se organizar financeiramente é anotar”, diz ela. Segundo Rodrigues, quatro categorias merecem especial atenção:

  • Dívidas em aberto
  • Dinheiro a receber,
  • Gastos fixos
  • Gastos flutuantes (o que não é recorrente)

“Ter esses valores em mãos vai ajudar a entender o tamanho do buraco entre aquilo que se recebe e aquilo que está comprometido em gastar”, esclarece ela.

Entenda a origem das dívidas

Depois de ter anotado todas as dívidas e valores a serem pagos, é necessário saber de onde elas surgiram. É aluguel vencido? Contas de luz? Empréstimo no banco? Financiamento de casa ou carro?

Esse conhecimento será essencial para a próxima etapa do processo: criar uma lista de emergências, da dívida mais para a menos importante.

Mapeie as dívidas mais importantes

Para definir qual é a mais importante, é necessário coloca-las em perspectiva. “Dessas dívidas, caso não seja paga, qual irá impactar mais na minha vida? Qual a menos? Isso vai ajudar a priorizar quais pagar primeiro e quais depois”, esclarece Rodrigues.

Segundo ela, não adianta cair na ilusão de pagar e quitar todas do dia para a noite. O mapeamento é importante para elencar as prioridades.

Corte a origem do problema

Esse mapeamento ajudará a definir quais são as origens desses gastos. “Depois que isso for definido, podemos começar a cortar para que a bola de neve não cresça mais”, continua ela. “Se for um cartão, algo que normalmente acontece com a pessoa física, é válido sermos drásticos e cancelarmos o cartão. Comigo havia sido um carro financiado. Vendi o carro. Amarguei um prejuízo, mas sem os gastos com IPVA, combustível e manutenção, afora as mensalidades, saí muito mais rápido desse cenário”.

Renegocie as dívidas

Segundo Rodrigues, a parcela média dos bancos é de 13% – uma parcela que pode ser negociada para baixar a até 1,5%. “Assim você consegue ou diminuir os juros ou ampliar o prazo de pagamento, de modo a diminuir o valor total e garantir que o dinheiro que entra dê vazão ao que você precisa gastar”, diz ela.

“A ideia é parar de tirar roupa de um santo para vestir o outro”, brinca. A renegociação de dívidas pode ser feita por meio de ligações para as instituições bancárias, com a intenção de esclarecer o cenário e buscar melhores soluções para ambos.

Crie uma meta

Entrando no aspecto psicológico de se vencer o endividamento, Rodrigues nos recomenda que seja criada uma meta de quitação das dívidas, um objetivo a ser seguida. “Isso irá te dar um norte e ajudar a manter o foco na diminuição das dívidas”, afirma.

Essas metas devem ser quantificáveis. Por exemplo, caso você queira quitar as dívidas do cartão, pode estudar liquidá-lo em um ano, ou em 18 meses, por exemplo. Esse objetivo irá ajudar a nortear seus gastos.

Compartilhe com as pessoas próximas

Muito do fator endividamento é psicológico, e se deve a uma grande vergonha entre membros da família em compartilhar essa situação. A associação com dívidas, afirma Rodrigues, costuma ser com irresponsabilidade, algo que ninguém quer ser acusado.

“Aqui não necessariamente estamos falando de pedir empréstimos entre familiares, mas de compartilhar a situação, de modo a criar uma conscientização – própria e nos outros – das suas condições”.

Veja também: