Siga nossas redes

Finanças

Ações europeias recuam frente a recorde com incerteza sobre corte de juros

Por Amruta Khandekar e Khushi Singh

(Reuters) – As ações europeias perderam força e recuaram nesta quinta-feira, depois de atingirem uma série de máximas recordes nas últimas sessões, uma vez que novas evidências de persistência da inflação nos Estados Unidos levaram a dúvidas sobre o momento de cortes nos juros, enquanto a fraqueza das mineradoras contribuiu para as quedas.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,18%, a 506,40 pontos, depois de atingir um pico histórico pela terceira vez consecutiva mais cedo.

Os preços ao produtor dos EUA subiram mais do que o esperado em fevereiro, alimentando temores sobre um aumento da inflação e lançando dúvidas sobre a possibilidade de o Federal Reserve começar a cortar a taxa de juros em junho. O relatório seguiu uma leitura forte dos preços ao consumidor norte-americano nesta semana.

“Os dados de inflação de fevereiro não foram excelentes, mas foram modestamente encorajadores depois dos dados alarmantes de janeiro”, disseram economistas do BofA Global Research em nota.

“Continuamos a esperar que o Fed inicie seu ciclo de cortes em junho com 25 pontos-base. No entanto, ele precisará ver mais melhorias nos próximos dados de inflação para ter confiança suficiente para começar o afrouxamento.”

Enquanto isso, autoridades do Banco Central Europeu (BCE) continuaram a se alinhar a favor de um corte na taxa de juros em junho, mas nesta quinta-feira ofereceram visões contrastantes sobre o momento e o ritmo de novos movimentos.

Uma desaceleração na inflação da zona do euro, expectativas de cortes nos juros e atualizações positivas de empresas fizeram com que o STOXX 600 subisse 5,7% este ano.

Mineração foi o setor que mais perdeu nesta quinta-feira, com queda de 1,4%, com queda nos preços dos metais básicos e preciosos.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,37%, a 7.743,15 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,11%, a 17.942,04 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,29%, a 8.161,42 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,29%, a 33.786,18 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,66%, a 10.490,50 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,90%, a 6.055,53 pontos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.