Depois de um período amargando uma sequência de quedas consecutivas, as ações do Grupo Mateus (GMAT3), rede varejista de alimentos com foco no Norte e Nordeste do país, parecem estar engatando uma possível recuperação. Na sexta-feira, 12, os papeis subiram acima dos 14% após a divulgação do balanço financeiro da companhia referente ao segundo trimestre deste ano.
Somado a isso, a notícia de que o fundador da rede varejista, Ilson Mateus, vai deixar o comando da rede de supermercados, parece ter animado analistas e investidores. Mateus vai atuar na presidência do conselho de administração da companhia e quem vai ocupar o cargo de CEO em seu lugar será o atual presidente do conselho da rede, Jesuíno Martins Borges Filho.
Com vendas líquidas 39% acima na comparação anual, o segundo trimestre foi impulsionado em especial pelo forte plano de expansão do grupo.
No entanto, com a alta inflação corroendo o poder de compra dos consumidores da rede e somada à concorrência (lê-se Carrefour Brasil – CRFB3) expandindo para a região dominada pelo grupo, a companhia tem se mostrado resiliente e com boas perspectivas de crescimento, segundo apontaram analistas para o Cafeína, desta terça-feira, 16.
Veja também
- Operadora do Oxxo no Brasil vem dando prejuízo. A expansão acelerada tem fôlego?
- Grupo Mateus negocia compra de controle de rede de atacarejo no Nordeste
- TRXF11 compra 5 imóveis do Grupo Mateus por R$ 234,8 milhões
- Grupo Mateus assina contrato para venda de 3 imóveis por R$ 182 milhões
- Ações do Grupo Mateus caem quase 50% em 12 meses