Finanças
B3 lança novo indicador ligado ao agronegócio: o Índice Futuro de Boi Gordo
Mercado terá a possibilidade de criar produtos como ETFs e outros fundos que aproximem o investidor deste setor da economia.
A B3 (B3SA3) lançou nesta quinta-feira (3) um novo indicador ligado ao agronegócio, o Índice Futuro de Boi Gordo B3 (IFBOI B3), que acompanha o retorno de uma carteira teórica composta pelo primeiro vencimento do contrato futuro de Boi Gordo (BGI) com rolagem mensal.
De acordo com o gerente de Índices da B3, Henio Scheidt, “o novo índice dá ao mercado a possibilidade de criar produtos como ETFs e outros fundos que aproximem o investidor deste importante setor da economia”, disse em nota.
Os contratos futuros de boi gordo são acordos de compra e venda da arroba desse animal utilizados pelo mercado para travar o preço de uma commodity numa determinada data, com o objetivo de evitar oscilações de preços em uma data futura.
Como vai funcionar o IFBOI B3
Segundo a B3, entre o 9° e 5° dia útil antes do vencimento do contrato vigente, será criada uma cesta, na qual o preço do índice será uma média ponderada entre a variação do preço do contrato vigente e o preço do contrato com vencimento imediatamente subsequente.
O cálculo comparativo da B3 sobre o retorno do índice desde 2017 até setembro deste ano apontou retorno anualizado, ou seja, a taxa de crescimento ao ano, se considerado todo o período do cálculo, de 24,88%, ficando 3,88 pontos percentuais acima do Índice de Commodities Brasil (ICB B3).

Veja também
- Investimentos a financiamento de carro: como a B3 participa da vida financeira
- Novo Mercado garante governança, mas não impede ‘maçãs podres’ na B3
- B3 lança 3 produtos para investidor negociar grandes lotes de ações
- Penny stocks: quais riscos os investidores devem levar em consideração?
- Levantamento aponta 5 ações baratas que devem valorizar acima dos 30%