Siga nossas redes

Finanças

BofA e Jive compram debêntures de Unigel no mercado secundário

A empresa está tentando reestruturar cerca de R$ 3,9 bilhões em dívidas existentes, e o plano atual pode levar a perdas de até 90% para alguns credores.

Por Giovanna Bellotti Azevedo, Vinícius Andrade e Cristiane Lucchesi

O Bank of America está entre os recentes compradores de debêntures da Unigel, a fabricante brasileira de fertilizantes que enfrenta dificuldades, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Os títulos locais têm mudado de mãos no mercado secundário depois que a empresa apresentou seu plano de recuperação extrajudicial no mês passado, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque a informação não é pública. A proposta despertou a ira de alguns credores locais, que criticaram o plano por implicar níveis de recuperação mais baixos para os seus créditos, segundo as pessoas.

As gestoras ARX Investimentos e Icatu Vanguarda diminuíram e zeraram suas posições em Unigel, respectivamente, enquanto a Jive Investiments e o BofA compraram.

Arx não comentou. Icatu, Jive e BofA não retornaram pedidos de comentário.

A Unigel ganhou o apoio de credores internacionais, como a Pimco e a DoubleLine, para uma recuperação extrajudicial. A empresa agora trabalha para obter a aprovação do plano, precisando do apoio de credores com mais de 50% de sua dívida para evitar um pedido de recuperação judicial. 

Um grupo de credores locais, que representam cerca de 11% da dívida total da Unigel, está considerando medidas legais para contestar o plano atual, segundo pessoas familiarizadas com o assunto. A empresa está tentando reestruturar cerca de R$ 3,9 bilhões em dívidas existentes, e o plano atual pode levar a perdas de até 90% para alguns credores, disseram as pessoas.

A Unigel não comenta.

A Unigel não pagou juros sobre seus títulos no ano passado em meio a uma redução de receita em seus negócios. Os preços mais baixos dos fertilizantes em todo o mundo corroeram os lucros da empresa, e fizeram com que o sua alavancagem aumentasse, desencadeando cláusulas de vencimento antecipado da dívida. A empresa chegou a um acordo de última hora com credores liderados pela Pimco para resolver a situação fora da Justiça, o que incluiu um plano de recuperação para a holding e outro para suas unidades operacionais. Os credores locais, que possuem dívidas vinculadas à holding, ficaram com a maior parte das perdas. 

Os detentores de títulos em dólares da empresa incluem a Amundi, a unidade de gestão de recursos do BTG Pactual, a Verde Asset Management e a Vontobel Asset Management.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.