Siga nossas redes

Finanças

Bolsa da China despenca quase 8% na volta de megaferiado

Índice Xangai Composto teve queda de 7,72% nesta segunda-feira (3).

Publicado

em

por

Estadão Conteúdo
bolsa

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta segunda-feira (3), lideradas pelas chinesas, que voltaram do feriado do ano-novo lunar com pesadas perdas em reação aos desdobramentos da epidemia de coronavírus.

O índice Xangai Composto teve queda de 7,72% hoje, encerrando o pregão a 2.746,61 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto sofreu tombo ainda maior, de 8,41%, a 1.609,00 pontos.

O forte movimento de desvalorização na China continental veio após o feriado do ano-novo lunar, que Pequim estendeu em três dias e durante o qual o coronavírus continuou se alastrando, infectando mais de 17 mil pessoas na China e causando ao menos 361 mortes. Mais de 20 outros países também registraram casos da doença.

Numa tentativa de reduzir o pânico, o banco central chinês (PBoC) injetou hoje 1,2 trilhão de yuans (US$ 173 bilhões) em liquidez no sistema financeiro por meio de uma oferta de contratos de recompra reversas (repos) de sete e 10 dias, reduzindo os juros dessas operações em 10 pontos-base, a 2,4% e 2,55%, respectivamente.

Apesar da agressiva intervenção do PBoC, os últimos indicadores da China desagradaram.

O índice de gerentes de compras (PMI) industrial chinês caiu de 51,5 em dezembro para 51,1 em janeiro, segundo pesquisa da Markit com a Caixin Media, indicando expansão mais lenta no setor manufatureiro da segunda maior economia do mundo. Já dados oficiais mostraram que o lucro de grandes empresas industriais da China caiu 3,3% em 2019. Apenas em dezembro, a redução anual nos lucros foi de 6,3%, maior do que a de novembro, de 5,4%.

Em outras partes da Ásia, o índice acionário japonês Nikkei recuou 1,01% em Tóquio hoje, a 22.971,94 pontos, pressionado por ações dos setores de construção e de eletrônicos, o sul-coreano Kospi teve baixa marginal de 0,01% em Seul, a 2.118,88 pontos, e o Taiex caiu 1,22% em Taiwan, a 11.354,92 pontos, mas o Hang Seng subiu 0,17% em Hong Kong, a 26.356,98 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana também ficou no vermelho, com baixa de 1,34% do S&P/ASX 200, a 6.923,30 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Anúncio Patrocinado Dinheiro parado? Não mais! Invista e mudo o jogo! Dinheiro parado? Não mais! Invista e mudo o jogo!

O InvestNews é um canal de conteúdo multiplataforma que oferece a cobertura diária de notícias e análises sobre economia, investimentos, finanças, mercado financeiro, educação financeira, projeções, política monetária e econômica. Tudo o que mexe com o seu dinheiro você encontra aqui, com uma linguagem simples e descomplicada sobre o mundo da economia e dos investimentos.