Siga nossas redes

Finanças

Bolsa fecha em queda, com pessimismo no exterior; dólar sobe

Alta de siderúrgicas e nova disparada da JBS reduziram as perdas na bolsa.

bolsa

O Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, a B3, fechou em queda nesta quinta-feira (15), em dia marcado por influência negativa do exterior, mas com a alta de siderúrgicas ajudando a reduzir as perdas, assim como a disparada da JBS. Já o dólar encerrou o dia em alta em relação ao real.

O Ibovespa encerrou o dia em baixa de 0,28%, cotado em 99.054,06 pontos. O dólar subiu 0,48%, a R$ 5,625.

Internamente, persistem entre os investidores as preocupações sobre a situação fiscal. Além disso, o mercado monitora a divulgação de dados sobre o ritmo da economia. Nesta quinta, foi divulgado pelo Banco Central o BC-Br, conhecido como “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados apontam que a economia brasileira cresceu 1,06% em agosto. No entanto, no acumulado do ano ainda há baixa de 5,44%.

No exterior, o dia foi de divulgação de dados sobre a economia norte-americana, com investidores em busca de pistas sobre a recuperação. Os números sobre a indústria foram melhores do que o esperado, mas a quantidade de pedidos de seguro-desemprego ficou pior que as projeções e desanimou o mercado.

Também seguem no radar dos mercados em todo o mundo os temores em relação a uma segunda onda de contágio da Covid-19. Na Europa, houve decretação de calamidade por segunda onda do coronavírus, que ameaça o continente.

Outro fator que vem puxando os mercados para baixo é a frustração em relação às medidas de estímulo econômico nos Estados Unidos, que devem ficar para apenas depois das eleições.

Destaques da Bolsa

No setor de mineração, as ações da CSN (CSNA3) subiram 5,71% , com o mercado de olho na divulgação do balanço do terceiro trimestre esperado para depois do fechamento dos negócios. Já a Usiminas (USIM3) subiu 6,06% . A alta acontece em meio a notícias de que analistas do BTG Pactual disseram que as empresas devem anunciar mais uma alta de preços.

Ainda entre os destaques de alta, a JBS (JBSS3) deu continuidade aos avanços anteriores e terminou o pregão com nova disparada. O avanço foi de 4,28% , ainda repercutindo o acordo de sua controladora com a justiça norte-americana.

Entre as baixas, o dia foi de queda para as ações da Petrobras (PETR3; PETR4), acompanhando a baixa na cotação do petróleo. A queda dos papéis foi de 1,1%, respectivamente.

Exterior em queda

O dia foi marcado por pessimismo nos mercados em todo o mundo. Veja abaixo como fecharam os principais mercados:

  • Estados Unidos: S&P -0,13%
  • Estados Unidos: Dow Jones -0,07%
  • Estados Unidos: Nasdaq -0,47%
  • Alemanha: Frankfurt (DAX) -2,49%
  • Inglaterra: Londres (FTSE 100) -1,73%
  • França: Paris (CAC40) -2,11%
  • Espanha: Madri (IBEX35) -1,44%
  • Japão: Nikkei -0,51%
  • China: Shanghai -0,26%
  • Hong Kong: Hang Seng -2,06%

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.