Sucesso nas décadas de 1980 e 1990, os animais estampados nos antigos cards da marca de chocolates Surpresa, da Nestlé, agora fazem parte de uma coleção de NFTs (Non-Fungible Token ou Token Não-Fungível em português), dentro de uma ação em apoio à SOS Mata Atlântica. Todo o valor arrecadado com a venda será destinado para a preservação do bioma, informou a companhia.
Serão 10 artes originais e mais 40 réplicas, com variações de fundo e cores. Os 10 tokens com artes principais custam R$ 500, enquanto suas réplicas custam entre R$ 25 e R$ 250. Todos estarão disponíveis para compra a partir do dia 20 de junho pelo site.
A fonte de inspiração foram os cards colecionáveis da edição especial Mata Atlântica, produzidos pela marca Surpresa em 1987, que exibiam a fauna do bioma. Participam da ação cinco artistas plásticos brasileiros: Helena Cintra, Larissa Constantino, Rômolo D’Hipólito, Carla Barth e Vilson Vicente.
A marca Surpresa foi sucesso nos anos 1980 e 1990, com a proposta de levar a temática animal com os bichos em relevo nas barras e com cards colecionáveis que vinham junto com o chocolate.Os cards traziam imagens de diferentes espécies de animais divididos por ecossistema. No verso, havia informações sobre nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades.
Compensação de carbono
Segundo a Nestlé, a ação contará com a compensação de carbono por meio da Atmmos, empresa que desenvolve soluções integradas de compensação socioambiental para empresas. Isso significa que cada NFT gerado na rede consome energia e, por consequência, gera emissão de carbono. A partir do trabalho da Atmmos será possível certificar que a coleção terá sua emissão de carbono neutralizada.
Veja também
- Disney abraça as criptos e vai lançar marketplace de NFT
- Os Simpsons: novo episódio da série aborda blockchain e NFT
- Do hype ao ‘fundo do poço’: por que 95% das NFTs já não valem mais nada?
- Google volta atrás e vai permitir anúncios de jogos NFT e blockchain
- Lufthansa: gigante aérea adota programa de NFT que recompensa clientes