A partir do dia 14 de fevereiro, consumidores podem consultar o novo sistema anunciado pelo Banco Central para saber se têm algum dinheiro esquecido em bancos. Caso haja algum valor, será possível resgatá-lo. Veja abaixo como fazer isso:
Como saber se tenho dinheiro esquecido?
A partir do dia 14 de fevereiro, a consulta poderá ser feita pelo site https://valoresareceber.bcb.gov.br/ , com o CPF do consumidor ou o CNPJ de sua empresa. Se não houver valores a receber, o sistema irá informar a negativa. Mas, se houver dinheiro esquecido, o consumidor receberá uma nova data para voltar ao sistema de consulta para saber a quantia e solicitar o resgate.
Se eu tiver dinheiro esquecido, quando eu resgato?
Isso só poderá ser solicitado a partir da data que o sistema tiver informado ao consumidor no momento da consulta. Essa segunda etapa começa no dia 7 de março.
O que acontece se eu perder a data?
O consumidor que não voltar ao sistema para consultar seus valores e pedir o resgate no dia informado vai precisar solicitar uma nova data. O procedimento será o mesmo, no https://valoresareceber.bcb.gov.br/ .
Segundo o BC, o consumidor não perde o dinheiro. “Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições financeiras o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução”, diz o BC.
O que é preciso para pedir a transferência do dinheiro?
O consumidor precisa ter um login Gov.br. É possível fazer o cadastro no site ou pelo aplicativo Gov.br, disponível no Google Play e na App Store. Ele é gratuito.
Mas há um detalhe importante: existem “níveis” para esse login (bronze, prata e ouro), de acordo com as informações de segurança disponibilizadas pelo consumidor para o sistema. Para solicitar o resgate do dinheiro esquecido, o consumidor precisa ter um cadastro nível prata ou ouro.
O usuário pode aumentar o nível da sua conta por meio do aplicativo gov.br, clicando em “Aumentar nível” logo na tela de “Início” do aplicativo. Também é possível logar na conta gov.br e aumentar o nível em “Selos de Confiabilidade”.
Serve login no Registrato?
Não. O Registrato é um sistema do Banco Central que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras. Mas, para pedir o resgate de dinheiro esquecido, o consumidor precisará mesmo do login no sistema Gov.br.
Evite golpes
O Banco Central também divulgou uma lista de orientações para que as pessoas não caiam em golpes envolvendo o sistema do “dinheiro esquecido”. Veja abaixo:
- O único site para consulta e solicitação desses valores é o valoresareceber.bcb.gov.br.
- O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com os consumidores para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.
- NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com os consumidores em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
- NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
- NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!
Outra orientação do BC é a seguinte: apenas depois que o consumidor acessar o sistema (ou se já o acessou nos dias 24 e 25/01) e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a instituição financeira que a pessoa escolheu entrará em contato para realizar a transferência.
Mas, mesmo nesse caso específico, essa instituição não pode pedir que o cliente informe seus dados pessoais nem sua senha.
- Veja o calendário de liberação do dinheiro esquecido em bancos
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