Siga nossas redes

Finanças

Dólar vai a R$ 5,26 e Ibovespa cai em meio a temor fiscal e cautela de Powell

No exterior, juros e inflação dos EUA preocupam; domesticamente, risco fiscal segue no radar

O dólar à vista fechou a terça-feira (16) em forte alta no Brasil, na quinta sessão consecutiva de valorização, e atingiu o maior valor visto há mais de um ano, em meio ao avanço generalizado da moeda norte-americana no exterior, com investidores reagindo à perspectiva de juros altos nos EUA por mais tempo e às tensões no Oriente Médio.

O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,2686 reais na venda, em alta de 1,64%. Este é o maior valor de fechamento para a moeda norte-americana desde 23 de março de 2023, quando encerrou em 5,2898 reais. Em cinco dias úteis, a divisa acumulou elevação de 5,23% ante o real. Apesar do forte movimento, o Banco Central do Brasil se manteve novamente fora do mercado.

Já o Ibovespa encerrou o dia em queda após renovar mínimas do ano, com avanço nos rendimentos dos Treasuries e um tom ainda cauteloso por parte do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, em relação à inflação norte-americana.

No cenário doméstico, analistas também destacaram uma piora na percepção fiscal, após o governo propor redução na meta de resultado primário para 2025.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,61%, a 124.571,13 pontos, de acordo com dados preliminares. Na máxima do dia, chegou a 125.315,63 pontos. Na mínima, a 123.756,08 pontos, menor patamar intradia desde novembro passado.

O volume financeiro somava 24,4 bilhões de reais antes dos ajustes finais.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.