O presidente Javier Milei tropeçou em sua tentativa de minimizar seu papel em um escândalo envolvendo criptomoedas, no qual ele promoveu uma memecoin que depois desvalorizou drasticamente, com os desdobramentos atingindo os ativos argentinos após os investidores retornarem de um feriado nos EUA.

O líder libertário tentou conter os efeitos do desastre ocorrido no fim de semana em uma entrevista televisionada na noite de segunda-feira. No entanto, esse esforço teve efeito contrário quando partes da entrevista que não foram ao ar foram acidentalmente carregadas no YouTube e posteriormente deletadas.

Milei falou por mais de uma hora em sua primeira aparição pública desde o incidente, explicando que agiu de boa fé em seu papel como cidadão particular, não como presidente. Ele afirmou que queria apenas divulgar — mas não promover — um empreendimento que alegava apoiar empresas argentinas. O episódio, no entanto, resultou em um “tapa na cara”.

Mas um trecho de dois minutos que não foi transmitido acabou vazando online e se espalhou rapidamente pelas redes sociais. No clipe, Milei parecia sugerir que usaria a máquina estatal em seu favor, dizendo que convocaria o ministro da Justiça para aconselhamento jurídico. Nesse momento, o assessor mais próximo de Milei, Santiago Caputo, entrou no quadro e sussurrou algo no ouvido do presidente.

O entrevistador, Jonatan Viale, do canal Todo Noticias, observava a cena. “Sim, entendo, percebo que isso pode te trazer problemas judiciais,” disse Viale, assentindo após a intervenção enquanto a câmera continuava gravando. “Onde estávamos mesmo?”

Em uma parte anterior do vídeo, Viale, rindo, comenta com Milei que as perguntas da entrevista haviam sido acordadas previamente com a irmã de Milei, Karina, o porta-voz presidencial Manuel Adorni e Caputo, cujo tio é ministro da Economia da Argentina. Segundo Milei, em entrevistas anteriores, os irmãos Milei e Caputo formam o “triângulo de ferro” da administração.

Viale não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Os investidores, muitos dos quais avaliavam a situação pela primeira vez desde que os mercados dos EUA ficaram fechados na segunda-feira, venderam os títulos soberanos da Argentina, que estavam entre os piores desempenhos nos mercados emergentes na manhã de terça-feira (18). Alguns dos papéis, no entanto, reduziram suas perdas mais tarde no pregão.

Em Nova York, os recibos de depósito americanos de algumas das maiores empresas do país, incluindo a gigante estatal de petróleo YPF e o banco Grupo Supervielle, operavam em baixa na tarde desta terça-feira.

“É lógico ver alguma redução de risco, mas isso não significa que os preços mais baixos vão permanecer se Milei conseguir transformar isso em um erro isolado,” disse Walter Stoeppelwerth, diretor de investimentos da corretora Grit Capital, com sede em Buenos Aires. “Sua popularidade depende da inflação e do crescimento, e as perdas para especuladores de Bitcoin não ressoam com o homem e a mulher comuns na rua.”

O governo encaminhou perguntas sobre as declarações do presidente para uma entrevista do próprio Adorni na manhã de terça-feira, na qual ele explicou que a interrupção havia sido um erro honesto cometido por Caputo. Segundo Adorni, o assessor de Milei normalmente não participa de transmissões televisivas e afirmou que a administração não determina perguntas ou impõe limites para as entrevistas do presidente.

“Santiago Caputo tem o defeito, por assim dizer, da excelência,” disse Adorni ao canal de notícias A24. “Ele percebeu que isso poderia gerar confusão em parte da audiência e decidiu interromper a entrevista. De fato, quando a entrevista terminou, o presidente disse a Santiago que isso havia sido desnecessário.”

Viale é parte de um pequeno grupo de jornalistas locais que entrevistam regularmente Milei e os membros de seu gabinete. O ministro da Economia, Luis Caputo, também falou na segunda-feira, no A24, onde tentou tranquilizar o público afirmando que o incidente não teria impacto nos mercados e disse que nenhum investidor estrangeiro havia enviado mensagens para ele questionando sobre o assunto.

Ainda não está claro quem foi responsável pelo esquema e quem lucrou com ele. A oposição aproveitou o escândalo, pedindo um processo de impeachment e registrando mais de 100 ações judiciais. Enquanto isso, Milei ainda planeja voar para Washington na quarta-feira para participar da Conservative Political Action Conference, onde espera se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.