Siga nossas redes

Finanças

ETFs que investem em único ativo são nova moda do mercado

Depois dos fundos com apenas 1 ação, surgem agora produtos atrelados à renda fixa.

Fundos de índice (ETFs) com uma única ação já estão disponíveis a investidores que buscam fazer apostas em empresas em alta demanda. Agora, um conceito semelhante chega ao mercado de renda fixa

O ETF US Treasury 10 Year (UTEN), o ETF US Treasury 2 Year (UTWO) e o ETF US Treasury 3 Month Bill (TBIL), da emissora F/m Investments, começaram a ser negociados na terça-feira, segundo comunicado. Os fundos cobram uma taxa de 15 pontos-base e seguem o título emitido mais recente de seus respectivos prazos, o que marca os primeiros ETFs com um único vencimento. 

Imagem ilustrativa | Freepik

Emissores de ETFs se apressaram em lançar fundos com um único valor mobiliário de modo a conseguir uma fatia ainda inexplorada de um mercado cada vez mais disputado e que movimenta US$ 6,6 trilhões.

A AXS Investments lançou o primeiro ETF de ação única no mês passado, rapidamente seguida por produtos concorrentes de empresas como Direxion e GraniteShares. Embora fundos com um único valor mobiliário possam parecer contraintuitivos, os lançamentos da F/m devem ter demanda, particularmente entre investidores institucionais, de acordo com Dave Nadig, da VettaFi.

“É realmente uma conveniência útil se você estiver, por exemplo, executando uma estratégia ‘quant’ que está bem ajustada a um período entre, digamos, de 2 anos e 10 anos”, disse Nadig, futurista financeiro na consultoria e provedora de dados. “Não espero um uso em massa, mas devem receber uma quantidade razoável de ativos.”

Os ETFs UTEN, UTWO e TBIL têm como objetivo fornecer acesso “simplificado” e eficiente em termos fiscais a diferentes partes da curva de juros, de acordo com o comunicado. Os fundos rolarão automaticamente a exposição para investir na emissão mais recente do Treasury.

Outros ETFs de títulos muito específicos não têm conseguido atrair um grande volume de ativos. A linha de fundos focados em setores e classificação de risco BondBloxx recebeu apenas US$ 294 milhões em entradas desde o lançamento em maio, mostram dados da Bloomberg.

Ainda assim, Nadig vê espaço para produtos com um único Treasury nos portfólios. “Se eu estivesse construindo modelos quantitativos, com certeza estaria prestando atenção em como negociam e, se negociam bem, buscaria usá-los como um potencial veículo”, explicou. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.