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Finanças

GPA promove sale and leaseback de 11 lojas por R$ 330 milhões

Compromisso de compra e venda para subsequente locação das lojas do GPA foi negociado com fundo privado não identificado.

O GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar (PCAR3), firmou uma operação de sale and leaseback, isto é, um compromisso de compra e venda para subsequente locação, com 11 de suas lojas de supermercados para um fundo privado não identificado.

A transação soma R$ 330 milhões, de acordo com comunicado ao mercado, e os contratos de locação terão prazo inicial de 15 anos, com exceção de 3 lojas que serão locadas com prazo inicial de 18 anos.

O GPA disse que a operação faz parte do plano de redução da alavancagem financeira da companhia ao longo de 2023 e 2024, que contribui para a “redução da dívida líquida e reforço da sua estrutura de capital”.

Unidade do Pão de Açúcar em São Paulo (SP) 28/06/2011 REUTERS/Nacho Doce

A empresa registrou prejuízo líquido consolidado de R$ 248 milhões no primeiro trimestre deste ano, após lucro de R$ 1,4 bilhão no mesmo período em 2022. Os valores incluem as atividades de hipermercados, segmento que o GPA decidiu sair, e do Grupo Éxito, unidade da empresa em países da América do Sul que está sendo segregada.

Dentro do plano de redução da alavancagem, o GPA também pretende concluir a venda de ativos não estratégicos, implementar melhorias operacionais em direção à meta de margem Ebitda ajustada de 8% a 9% em 2024, reduzir o excesso de estoque nas lojas e vender a participação do Grupo Éxito após o processo de segregação em curso, de acordo com o documento desta segunda-feira.

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