Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa sobe, em dia de chance de acordo entre Rússia e Ucrânia; dólar cai

Pregão também foi marcado por decisões de política monetária do Brasil e dos EUA.

Ibovespa sobe, com possiveis negociacoes entre Rússia e Ucrânia
Bombeiros trabalham para apagar um incêndio em um prédio residencial depois de ser atingido por bombardeios, em Kiev 15/03/2022 REUTERS/Thomas Peter

Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operou em alta nesta quarta-feira (15), diante de indicações positivas nas negociações entre Ucrânia e Rússia, em dia em que também o Federal Reserve informou a elevação da taxa de juros americana, o primeiro ajuste desde 2018, em 0,25 ponto percentual, para um intervalo entre 0,25% e 0,5%.

No dia, o Ibovespa subiu 1,98%, aos 111.112 pontos. Já o dólar caiu 1,28%, a R$ 5,0925.

Sinais de avanço nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia pareciam ajudar a confiança dos investidores. Os dois países enfatizaram nesta quarta-feira novas possibilidades de acordo, à medida que as negociações de paz são retomadas após quase três semanas completas desde a invasão.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que as negociações estão se tornando “mais realistas”, enquanto o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que há “alguma esperança de compromisso”.

O humor positivo neste pregão também recebia suporte da sinalização do vice-primeiro-ministro da China de que o país deve adotar políticas amigáveis aos mercados e buscará revigorar sua economia. A fala tinha especial repercussão no mercado de commodities, abalado recentemente por notícias em torno do aumento de casos de coronavírus no país asiático.

O mercado doméstico ainda digeria a queda de 0,1% do setor de serviços brasileiro em janeiro ante dezembro, abaixo da estimativa de alta de 0,2%, segundo pesquisa da Reuters com analistas.

Volume de serviços em janeiro. Elaboração: Samy Dana

Juros nos EUA e no Brasil

O Federal Reserve elevou nesta quarta-feira os juros em 0,25 ponto percentual e projetou que sua taxa básica atingiria um intervalo entre 1,75% e 2% até o fim do ano, em uma nova postura agressiva contra a inflação que levará os custos de empréstimos a níveis restritivos em 2023.

Em um novo comunicado de política monetária que marca o fim de sua batalha total contra a pandemia de coronavírus, o banco central dos EUA sinalizou a enorme incerteza que a economia enfrenta com a guerra na Ucrânia e a crise de saúde em andamento, mas ainda disse que “aumentos contínuos” na meta das chamadas “fed funds” “serão adequados” para conter a inflação mais alta em 40 anos.

“Bolsas americanas caíram 1,3% desde o anúncio. É o exemplo de “compre o boato, venda no fato”. Primeira reação do mercado é negativa, influenciada pelo fato de estar se discutindo muito se o FED está agressivo demais na expectativa de 7 aumentos que fatalmente desaceleraria a economia e arriscaria colocar a economia em recessão e causar uma estagflação”, comenta Andrey Nousi, CFA e fundador da Nousi Finance.

“A situação ainda é muito fluida, mas essa é a reação inicial. Hoje o grande vencedor na bolsa americana é o setor financeiro, pois juros mais altos são benéficos para a indústria”, acrescenta.

Ainda nesta quarta-feira, após o fechamento dos mercados locais, o Banco Central do Brasil deve aumentar a taxa Selic em 1 ponto percentual, a 11,75% ao ano, segundo pesquisa da Reuters com economistas. E, nos mercados financeiros, há agentes que esperam dose ainda mais agressiva de aperto diante das crescentes pressões inflacionárias representadas pelo salto dos preços das commodities.

  • Saiba mais, assista ao Boletim InvestNews:

Bolsas mundiais

Wall Street

Os principais índices de Wall Street avançavam nesta quarta-feira, liderados por ganhos nos setores de tecnologia e financeiro, com sinais de progresso nas negociações de paz entre Ucrânia e Rússia impulsionando o mercado, que também seguia atento aos movimentos do Fed.

Às 11:38 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 1,88%, a 4.342,42 pontos, enquanto o Dow Jones subia 1,20%, a 33.948,15 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 2,72%, a 13.300,95 pontos.

Europa

O mercado acionário europeu fechou em máximas de mais de duas semanas nesta quarta-feira, depois de novas negociações entre Rússia e Ucrânia, ampliando ganhos anteriores provocados pela promessa da China de adotar mais medidas de estímulo para impulsionar a economia.

A Rússia e a Ucrânia conversaram sobre um novo acordo em relação a um status para a Ucrânia fora da Otan, elevando as esperanças de um potencial avanço depois de três semanas de guerra.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 3,06%, a 448,45 pontos, no nível mais elevado desde 28 de fevereiro.

Os mercados também subiram depois que o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, disse que o país dará suporte à economia chinesa, assim como adotará medidas favoráveis a seus mercados de capital.

“Hoje teve uma dose dupla de presentes para os mercados”, disse Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado da plataforma online IG.

O mercado também operou sob a expectativa de o Federal Reserve elevar os juros. Confira o fechamento:

  • Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,62%, a 7.291,68 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 3,76%, a 14.440,74 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 3,68%, a 6.588,64 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 3,34%, a 24.284,85 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,75%, a 8.380,40 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,02%, a 5.622,30 pontos.

Ásia e Pacífico

As ações de Hong Kong saltaram 9% nesta quarta-feira e registraram o melhor dia desde 2008 depois que as autoridades da China asseguraram aos mercados que haverá estabilidade e suporte. O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, disse que o país dará suporte à economia chinesa e será cauteloso com medidas para os mercados de capital.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,64%, a 25.762 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 9,08%, a 20.087 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 3,48%, a 3.170 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 4,32%, a 4.156 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,44%, a 2.659 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,09%, a 16.940 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,70%, a 3.290 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,10%, a 7.175 pontos.

* Com informações da Reuters.

Veja também

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.