Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa e dólar fecham em alta após ata do Fed e dados de varejo dos EUA

Mercado também monitorou o temor crescente de uma recessão global, que ganhou força após dados mostrarem que o crescimento econômico da zona do euro do segundo trimestre foi baixo.

O Ibovespa e o dólar fechara em alta nesta quarta-feira (17), em dia de divulgação da ata da última reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos, que não sinalizou explicitamente continuidade dos super aumentos de juros em curso pelo banco central dos EUA.

O pregão também foi marcado pelo monitoramento da campanha eleitoral presidencial brasileira e dados do setor de varejo dos EUA.

No dia, o Ibovespa subiu 0,17%, aos 113.707 pontos. Já o dólar subiu 0,53%, comercializado a R$ 5,1674.

O mercado também monitorou o temor crescente de uma recessão global, que ganhou força nesta quarta-feira após dados mostrarem que o crescimento econômico da zona do euro do segundo trimestre foi revisado para baixo. No início da semana, os mercados internacionais já tinham se assustado com dados surpreendentemente fracos sobre a economia chinesa.

Ata do Fed

A ata da última reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos, divulgada nesta tarde, não indicou uma tendência clara entre os membros do Fed para um aumento menor, de 0,50 ponto percentual, ou uma terceira alta consecutiva de 0,75 ponto na próxima reunião, em 20 e 21 de setembro. Por outro lado, ela reafirmou que o comportamento da inflação e da economia em geral determinará a decisão.

Leandro Petrokas, diretor de Research e sócio da Quantzed, comenta que a ata gerou um movimento comprador nos ativos de risco depois que trouxe a formalização dos rumos que o banco central americano vai tomar. Além de que “o tom veio mais vigilante em relação à inflação”.

“(…) Os dirigentes ressaltam que estão bastante atentos aos riscos de inflação e a maioria dos participantes pareceu ver um crescimento econômico mais lento. Então, a ata do Fed vem com tom de cautela e o mercado reage bem”, comenta Petrokas.

Bolsas mundiais

Wall Street

Ibovespa em semana de decisão do Fed sobre juros dos EUA
Fachada da sede do Federal Reserve em Washington 19/03/2019 REUTERS/Leah Millis

As ações dos Estados Unidos fecharam em queda nesta quarta-feira.

Os principais índices reduziram drasticamente suas perdas após a divulgação da ata, com o Dow Jones se tornando brevemente positivo, antes de retornarem aos níveis de baixa anteriores.

Segundo dados preliminares, o índice S&P 500 fechou em queda de 0,75%, a 4.274,07 pontos. O Dow Jones caiu 0,51%, a 33.976,73 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 1,25%, a 12.938,15 pontos.

Europa

As ações europeias caíram nesta quarta-feira e os rendimentos dos títulos subiram depois que um forte aumento na inflação do Reino Unido voltou os holofotes para a possibilidade de mais aperto monetário, enquanto dados mostraram que o crescimento econômico da zona do euro foi um pouco menos robusto no segundo trimestre.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em baixa de 0,91%, a 439,03 pontos, seu maior declínio percentual diário em mais de um mês. O índice também encerrou uma sequência de cinco dias de ganhos.

Dados mostraram que a inflação dos preços ao consumidor britânico acelerou para 10,1% em julho, máxima desde fevereiro de 1982.

“O mercado está vendo a experiência do Reino Unido como um prenúncio do que está por vir na União Europeia”, disse Stuart Cole, macroeconomista-chefe da Equiti Capital.

Ásia e Pacífico

As ações da China e de Hong Kong em território positivo nesta quarta-feira, com alguns índices importantes terminando no maior nível em várias semanas, liderados pelos ganhos de incorporadoras na esperança de que o governo chinês implemente medidas de apoio ao setor imobiliário.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,23%, a 29.222 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,46%, a 19.922 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,45%, a 3.292 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,94%, a 4.216 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,67%, a 2.516 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,29%, a 15.465 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,28%, a 3.262 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,31%, a 7.127 pontos.

*Com informações da Reuters.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.