Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa perde força e dólar sobe, com temores de recessão nos EUA

Dados mostraram piora na confiança do consumidor norte-americano e impactaram o mercado.

O Ibovespa, principal índice da B3, perdeu força e fechou em queda nesta terça-feira (28), enquanto o dólar terminou o dia em alta em relação ao real. Pela manhã, o sentimento no mercado era e otimismo em meio à flexibilização de restrições contra a covid-19 na China, mas dados mostrando a piora da confiança do consumidor nos Estados Unidos alimentaram temores sobre uma possível recessão.

O Ibovespa caiu 0,17%, aos 100.591 pontos. O dólar subiu 0,6%, a R$ 5,2649.

Cenário externo

Consumidor faz compras em supermercado na cidade de Nova York 28/03/2022 REUTERS/Andrew Kelly

Uma queda acentuada na confiança do consumidor norte-americano trouxe de volta à tona os riscos da inflação crescente, alta de juros e recessão.

O Conference Board disse nesta terça que seu índice de confiança do consumidor caiu 4,5 pontos em junho, para leitura de 98,7, conforme preocupações com a inflação alta alimentaram a expectativa de que o crescimento econômico vai enfraquecer significativamente no segundo semestre do ano.

“As pessoas estão chegando ao final do trimestre com um pouco mais de estabilidade do que certamente tinham há um mês, e digeriram que o Fed pode precisar usar a recessão como uma ferramenta de política monetária”, disse David Waddell, CEO da assessoria de investimentos Waddell & Associates.

Mais cedo, antes da divulgação desses dados, o bom humor prevalecia nos mercados internacionais depois que a China reduziu pela metade o tempo de quarentena exigido para a entrada de viajantes, em notável flexibilização de uma das mais rígidas medidas de restrição contra a covid-19 do mundo.

A quarentena em instalações centralizadas na China foi reduzida de 14 para sete dias, e o subsequente monitoramento sanitário em casa foi reduzido de sete para três dias, disse a Comissão Nacional de Saúde.

Cenário interno

No Brasil, o foco está no parecer da chamada PEC dos Combustíveis, que deve trazer volatilidade para os mercados de câmbio, juros e ações devido a incertezas sobre os gastos públicos, disse Jerson Zanlorenzi Jr., responsável pela mesa de ações e derivativos do BTG Pactual.

O relator dessa proposta de emenda à Constituição, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), anunciou por meio de sua assessoria de imprensa uma entrevista coletiva para as 18h desta terça-feira, depois do fechamento dos mercados, sobre seu parecer para a medida – que pretende destinar recursos para a ampliação de benefícios, como o Auxílio Brasil e o vale-gás, e a criação do chamado “voucher caminhoneiro”.

Bolsas mundiais

Wall Street

As ações de bancos apoiavam o índice Dow Jones nesta terça-feira, mas a queda acentuada na confiança do consumidor norte-americano trouxe de volta à tona os riscos da inflação crescente.

Às 12:17 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,01%, a 3.899,58 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,13%, a 31.480,59 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,61%, a 11.454,23 pontos.

Ásia e Pacífico

As ações da China atingiram uma máxima de quase quatro meses nesta terça-feira, após a flexibilização de uma das mais rígidas restrições contra a covid-19 do mundo.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,66%, a 27.049 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,85%, a 22.418 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,89%, a 3.409 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,04%, a 4.490 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,84%, a 2.422 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,70%, a 15.439 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,09%, a 3.140 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,86%, a 6.763 pontos.

*Com informações da Reuters.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.