O que acontece com o dinheiro da restituição do Imposto de Renda se o contribuinte não for resgatar no banco? Todo o pagamento da restituição é feito pelo Banco do Brasil. Em geral, o BB repassa o valor para a conta da instituição bancária que o contribuinte indicou no ato da declaração e que está vinculada ao seu CPF.

Mas, em caso de erros nas informações da conta, o dinheiro pode ficar retido. Neste caso, é preciso pedir um reagendamento ou ir diretamente em uma agência do Banco do Brasil fazer o saque.

LEIA MAIS: Imposto de Renda 2025: como declarar? Confira

Se a restituição estiver na situação “Disponível para reagendamento”, acesse o site do Banco do Brasil ou entre em contato com a Central de Atendimento do BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

LEIA MAIS: Veja tabela atualizada do Imposto de Renda 2025 e 2026

Veja o passo a passo

O prazo para retirar o dinheiro é de um ano. Depois deste período, os valores voltam para a Receita Federal. Neste caso, a consulta e a solicitação devem ser feitas pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no próprio site da Receita Federal. Veja:

Importante: os valores serão depositados na conta bancária informada no pedido eletrônico realizado na etapa anterior.

LEIA MAIS: Como funciona a declaração pré-preenchida?

Se você quer obter a restituição de imposto, que foi pago indevidamente ou maior que o devido, depois do processamento da declaração, solicite a restituição pelo sistema web ou Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).