O InvestNews acaba de lançar mais uma ferramenta para auxiliar o trabalhador a calcular o valor da contribuição mensal para receber aposentadoria, pensão e outros benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A calculadora de contribuição da Previdência Social, disponível de forma gratuita, simula o valor a ser descontado do salário mensal de acordo com as alíquotas de contribuição da tabela vigente.
A tabela do INSS é atualizada anualmente e define as alíquotas de contribuição do trabalhador de acordo com a faixa salarial. As alíquotas variam e são aplicadas sobre o salário de contribuição do trabalhador. É importante consultar a tabela atualizada de 2023 para saber qual alíquota se aplica ao seu caso.
A atualização da tabela é necessária para acompanhar as mudanças na economia, como a inflação e o aumento do custo de vida. Além disso, o governo pode fazer ajustes nas alíquotas e faixas salariais como parte de reformas previdenciárias ou para garantir a sustentabilidade do sistema de Previdência Social.
As alíquotas são progressivas, o que significa que quanto maior o salário de contribuição, maior será a porcentagem descontada para o INSS. Isso é feito para garantir uma distribuição mais justa do ônus da contribuição, onde aqueles com maior capacidade financeira contribuem com uma parcela maior de seus rendimentos.
- Saiba mais: O que é nit?
Veja também
- O jogo dos sete erros do investidor brasileiro
- Home care, residencial, plano de saúde…Quanto custa manter um idoso?
- Regras para aposentadoria do INSS: veja o que muda em 2024
- Envelhecimento da população acelera e gera impactos além da Previdência
- Brasileiro ainda conta com INSS e poucos guardam dinheiro para aposentadoria