Siga nossas redes

Finanças

InvestNews lança calculadora de contribuição do INSS

Ferramenta simula o desconto mensal do trabalhador conforme sua faixa de renda para receber aposentadoria e outros benefícios; confira.

O InvestNews acaba de lançar mais uma ferramenta para auxiliar o trabalhador a calcular o valor da contribuição mensal para receber aposentadoria, pensão e outros benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A calculadora de contribuição da Previdência Social, disponível de forma gratuita, simula o valor a ser descontado do salário mensal de acordo com as alíquotas de contribuição da tabela vigente.

A tabela do INSS é atualizada anualmente e define as alíquotas de contribuição do trabalhador de acordo com a faixa salarial. As alíquotas variam e são aplicadas sobre o salário de contribuição do trabalhador. É importante consultar a tabela atualizada de 2023 para saber qual alíquota se aplica ao seu caso.

A atualização da tabela é necessária para acompanhar as mudanças na economia, como a inflação e o aumento do custo de vida. Além disso, o governo pode fazer ajustes nas alíquotas e faixas salariais como parte de reformas previdenciárias ou para garantir a sustentabilidade do sistema de Previdência Social.

Exemplo de simulação da calculadora do INSS.

As alíquotas são progressivas, o que significa que quanto maior o salário de contribuição, maior será a porcentagem descontada para o INSS. Isso é feito para garantir uma distribuição mais justa do ônus da contribuição, onde aqueles com maior capacidade financeira contribuem com uma parcela maior de seus rendimentos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.