Siga nossas redes

Finanças

Planilhas de controle financeiro: mais de 15 modelos gratuitos para baixar 

Confira modelos que vão desde a sua organização financeira pessoal até o controle das finanças de sua empresa.

  • Se preferir, confira o conteúdo abaixo em áudio:

Quem organiza ou pretende organizar suas finanças provavelmente já deve ter ouvido falar da Planilha de controle financeiro. Mas qual a melhor planilha de controle financeiro pessoal?

Diversas pesquisas apontam que os brasileiros têm certa dificuldade para controlar as contas. Há pouca educação financeira e aquela sensação de “onde meu dinheiro foi parar?”.

Apesar disso, as perspectivas financeiras dos brasileiros para 2024 são positivas, segundo o observatório Febraban. Lidar com dinheiro pode nem sempre ser fácil, mas existem ferramentas que podem ajudar.

É possível encontrar diversos modelos de planilha de controle financeiro grátis na internet, mas o InvestNews separou algumas opções para te auxiliar a organizar suas finanças e dicas de especialista para controlá-las mesmo sem o auxílio da planilha.

15 modelos de planilha de controle financeiro pessoal + planilhas de controle financeiro empresarial 

Existem diversos tipos de planilha de controle financeiro pessoal, familiar, ou até empresarial, seja diária, semanal, mensal ou anual, e você deve escolher a que mais se adequa aos seus objetivos. 

Possuir um orçamento e uma reserva de emergência, primeiramente, são itens essenciais para garantir um melhor manejo das finanças e o auxílio de uma dessas planilhas pode ser muito útil.

Os modelos vão desde planejamento mensal até compra da casa nova, mas também existem opções para empresas.

Conheça alguns tipos abaixo:

Planilha de controle financeiro pessoal para Excel (BM&F Bovespa)

Planilha de controle financeiro pessoal para Excel (BM&F Bovespa)
Planilha de controle financeiro da BM&F Bovespa (print screen)

Disponibilizada pela Bolsa de Valores brasileira, essa planilha de controle financeiro pessoal é um modelo similar a um “caderno” de controle de gastos, composta de várias fórmulas específicas do Excel para que você não tenha o trabalho de criá-las.

A planilha não é tão detalhada quanto algumas ferramentas mencionadas abaixo, considerando que os valores são lançados como montantes mensais de cada categoria, e não individualmente e por dia, mas ainda é muito útil para quem pretender organizar suas finanças, já que é uma das mais completas, envolvendo despesas fixas, variáveis, extras e adicionais e até o gerenciamento de investimentos, facilitando o planejamento financeiro.

Clique aqui para abrir o arquivo.

Planilha de controle de gastos pessoais diários para Excel (Mobills)

Planilha de controle de gastos pessoais diários para Excel
Planilha de gastos diários da Mobills (print screen da tabela baixada do site)

Para quem tem recorrência de gastos no dia a dia e prefere não correr o risco de se perder na organização das finanças, a planilha de controle financeiro pessoal diário da Mobills pode ser uma boa opção.

Essa versão para excel é simples e intuitiva. Basta preencher as lacunas com o valor gasto em sua respectiva categoria e os montantes serão calculados pela planilha, facilitando seu controle.

Para baixar, basta acessar o site e clicar na opção “financeira”, dentro da aba de planilhas, e depois em “planilha de gastos pessoais diário” para iniciar o download do arquivo.

Planilha de orçamento doméstico (Idec)

A planilha de controle financeiro do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) é customizável e é indicada para quem prefere um detalhamento maior, com histórico de gastos previstos e os que realmente ocorreram, e projeções para o futuro, além de ser uma boa opção para o monitoramento de dívidas no cartão de crédito.

A ferramenta também conta com um pequeno manual sobre seu uso.

Para utilizar, basta clicar no botão de download na página do Idec e cadastrar-se para receber o link e baixar o arquivo.

Planilha de orçamento pessoal mensal (Microsoft)

A Microsoft oferece diversos modelos de planilhas para controle de gastos, entre eles, a de orçamento pessoal mensal. Com ela é possível incluir diversos dados fixos e variáveis e mensurar seus gastos mensais em categorias específicas como empréstimo pessoal e seguro, por exemplo. 

Para obter o arquivo, basta baixá-lo no site da Microsoft. 

Planilha de controle de cartão de crédito (Microsoft)

Planilha de controle de cartão de crédito Microsoft

Reprodução Microsoft

A Microsoft também oferece outro tipo de planilha que pode ser muito útil quando se trata de organização das finanças, considerando que o cartão de crédito pode ser um vilão na hora de controlar os gastos.

Na planilha de controle de gastos no cartão de crédito, é possível detalhar os itens da fatura e os cálculos são feitos automaticamente. A tabela também comporta mais de um cartão, se necessário, mas não calcula juros de atraso, por exemplo. 

Para acessar o arquivo você pode apenas abrir o Excel e selecionar este modelo de planilha pronta, mas para baixá-la, basta clicar no botão baixar nesta página no site da Microsoft.

 

Planilha de orçamento pessoal e familiar anual  (Meu Bolso em Dia, Febraban)

Planilha de orçamento pessoal e familiar anual  - Meu bolso em dia

Planilha de controle financeiro da Meu Bolso em Dia (print screen da tabela)

A planilha disponibilizada pela iniciativa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Meu Bolso em Dia, foi criada para calcular os gastos mais comuns da família brasileira e prever e controlar os ganhos e os custos da casa.

O arquivo conta com categorias desde aluguel de imóveis até resgate de investimentos para o cálculo da renda total. Além disso, há diversas opções de categorias de gastos fixos e variáveis.

Para acessar o arquivo, basta entrar na página e preencher as lacunas com nome e e-mail para liberar o download automático. 

Planilha de orçamento familiar mensal (Microsoft)

Reprodução Microsoft

O modelo pronto de planilha de controle financeiro familiar da Microsoft permite que você acompanhe as despesas mensais de sua família, discriminando os gastos por categoria, como mensalidade escolar e parcela do carro, mês a mês. 

A planilha exibe gráficos gerados automaticamente e alerta para as despesas que ultrapassaram o orçamento, deixando-as em vermelho.

Para utilizar qualquer modelo da Microsoft, você pode apenas abrir o Excel e selecioná-lo na parte de modelos prontos, mas para fazer o download do arquivo, basta clicar no botão baixar nesta página do site da Microsoft

Planilha rastreadora de consumo de combustível (Microsoft)

Reprodução Microsoft

Outro modelo elaborado pela Microsoft, a planilha de consumo de combustível pode ser uma boa opção para quem utiliza um automóvel para se deslocar no dia a dia.

A planilha é simples. Com ela é possível monitorar o uso e os valores gastos do combustível por meio de cálculos automáticos gerados após a inclusão dos dados de custo, quantidade de litros e quilometragem rodada, facilitando o planejamento de gastos em percursos realizados com frequência ou em viagens mais longas.

Para fazer o download, basta acessar o site da Microsoft Office e clicar em “baixar”.

Planilha de orçamento anual (Google planilhas)

Planilha de orçamento anual Google planilhas
Planilha de orçamento anual do Google Planilhas (Print screen da tabela)

O Google oferece diversos tipos de planilhas financeiras, incluindo até mesmo o monitoramento de investimentos. 

A planilha de orçamento anual conta com uma aba com o saldo inicial do ano; outra com despesas fixas e variáveis, diárias e não recorrentes, incluindo diversas categorias como pets; uma com a renda total e outra com o resumo do ano. 

Após preenchidas as lacunas, os cálculos são feitos automaticamente. 

Para baixar a planilha, basta abrir o Google planilhas e selecionar o modelo “orçamento anual”, clicar na guia “arquivo” e depois no botão “fazer download”. 

Planilha de controle de gastos no supermercado (Microsoft)

Reprodução Microsoft

Mais um modelo gratuito muito conveniente durante o dia a dia, a planilha da Microsoft de controle de gastos no supermercado gera um cálculo geral dividindo o produto por categoria, ajudando a identificar em que se gasta mais.

Para fazer o download, basta acessar o link e clicar no botão “baixar”. 

Planilha de análise de empréstimo (Microsoft)

Reprodução Microsoft

Esse modelo de planilha de controle financeiro é voltado para a análise dos diversos cenários de um empréstimo. 

É necessário preencher a taxa de juros, o prazo do empréstimo e o valor e, assim, mensurar o pagamento mensal, o total de pagamentos e o total de juros calculados automaticamente.

Para fazer o download, basta acessar o site da Microsoft Office e clicar em “baixar”.

Planilha de controle de investimentos (Mobills)

Planilha de controle de investimento da Mobills (print screen da tabela)

A planilha controladora de investimentos da Mobills é equipada com diversas abas para o gerenciamento de seus ativos. 

No arquivo é possível fazer o acompanhamento do mercado, estudo da carteira, monitoramento de dividendos e outras análises, além de contar com um pequeno manual de uso.

Para acessar, basta clicar no botão de “receber agora”, preenchendo com seus dados, e aguardar o recebimento via e-mail para visualizar a planilha. 

Obs: após abrir o arquivo, o usuário deve fazer uma cópia dele para poder editá-lo (só pode ser aberto no google planilhas para evitar quebrar as fórmulas). 

Planilha de controle financeiro pessoal automática (Mobills)

Reprodução Site da Mobills

Conhecida quando se trata de organização das finanças, a ferramenta Mobills disponibiliza ao usuário uma espécie de planilha de gastos automática utilizável na versão aplicativo para celular e também desktop, para o seu computador.

O Mobills permite que o usuário conecte suas contas bancárias automaticamente, gerencie cartões de crédito, além de produzir relatórios dos gastos mês a mês por categoria e fornecer ajuda por meio de um assistente financeiro com inteligência artificial.

As despesas e ganhos podem ser lançados por categoria diariamente na ferramenta e você pode alinhá-la conforme suas metas, seja sair das dívidas, economizar, começar a investir ou otimizar seus investimentos. 

Há a versão gratuita e a versão premium. Basta fazer o cadastro no site ou baixando o app via Play Store ou App Store.

Minhas economias

Outra ferramenta inteligente, assim como o Mobills, a planilha de controle financeiro “Minhas Economias” permite que o usuário liste todas as receitas e despesas para a análise das movimentações.

É possível listar seus objetivos, gerando um planejamento estratégico do app para atingi-los.

É permitido o registro de entradas e saídas de mais de uma conta, de forma manual, gerando gráficos e relatórios sobre suas finanças após a compilação desses dados.

Para acessar, basta fazer o download do app para iPhone ou da versão Android

Há também uma versão web que pode ser acessada pelo computador.

Planilha de controle financeiro empresarial (Microsoft)

Reprodução Microsoft

A dona do pacote office também disponibiliza modelos de planilhas para organizar as finanças da sua empresa. 

A planilha de controle financeiro empresarial é composta de um balanço simples, o básico para começar a pôr as contas em dia, calculando o patrimônio líquido da empresa, discriminando ativos atuais e fixos, capital próprio e passivos atuais e de longo prazo.

Para fazer o download, basta acessar o link e clicar no botão “baixar”

Planilhas de gestão empresarial (Sebrae)

Se você já tem ou pretende iniciar um negócio, saiba que há modelos específicos de planilha de controle financeiro empresarial para organizar suas contas.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza diversos modelos de planilha para te auxiliar na gestão de sua empresa. O Sebrae oferece planilhas de controle de contas a pagar até de fluxo de caixa. 

Para acessar as planilhas, basta entrar no site do Sebrae na parte de controle financeiro e, para baixar, clicar na planilha que deseja, dessa forma o download iniciará automaticamente.

Qual a melhor planilha de controle financeiro pessoal

Existem muitos aplicativos e tabelas disponíveis para quem deseja organizar as finanças, mas Andressa Bergamo, sócia-fundadora da AVG Capital e pós graduada em Mercado Financeiro e Capitais, considera que um aplicativo é a melhor opção. 

“Pelo celular é possível controlar despesas esporádicas e não deixar de anotar as informações a ponto de se desorganizar. Os aplicativos que podem ser compartilhados são uma ótima alternativa para que mais de uma pessoa acesse o fluxo de caixa. Como um casal, por exemplo, que avalia suas contas em conjunto”. 

Controle financeiro sem planilhas

Andressa aponta que, seja para PF ou para PJ, a necessidade de ter uma planilha de controle financeiro vai de encontro com a organização de cada um. Com uma planilha financeira, fica mais fácil controlar a entrada e saída de caixa de cada um, e com isso, ter uma previsão de fluxo no mês a mês, fazendo com que os gastos sejam, de preferência, menores que o ganho. 

Apesar de as ferramentas serem muito úteis, também é possível alcançar o controle financeiro sem planilhas. 

Segundo a sócia-fundadora da AVG Capital, o melhor controle das finanças é aquele em que você compreende as informações, consegue visualizá-las de uma forma clara e isso te auxilia no dia a dia.

A especialista também dá dicas de controle financeiro e de como criar seu planejamento financeiro do zero:

  • Criar sua primeira planilha financeira deve ser um projeto para poder se programar no mês a mês. Com esse controle, fica mais fácil de planejar a compra de um bem, de fazer uma viagem, ou até começar um novo investimento.
  • É importante que parte da renda seja destinada a um investimento financeiro, o qual trará rentabilidade e não apenas gastos.
  • Compras e pagamentos à vista facilitam o controle das contas e um melhor planejamento para os gastos futuros. 
  • Entenda qual é a melhor forma de se organizar e coloque em prática, seja em uma planilha financeira, caderno ou num app no celular, o importante é começar a entender para onde está indo o dinheiro e qual a melhor forma de utilizá-lo.

Confira as Planilhas e Calculadoras do InvestNews

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.