Siga nossas redes

Finanças

InvestNews lança calculadora de financiamento pela tabela Price

Veja como simular o valor da parcela de um imóvel, veículo ou outro bem financiado por esse sistema de amortização.

O InvestNews acaba de lançar mais uma ferramenta para auxiliar o consumidor em suas decisões financeiras. A calculadora da Tabela Price, disponível de forma gratuita, simula o valor da prestação de um financiamento, seja de um imóvel, veículo ou outro bem, conforme o prazo escolhido, valor e entrada.

Conhecida por ter parcelas fixas ao longo do tempo, a tabela Price é um dos diferentes sistemas de amortização de dívida. Por meio da calculadora, é possível simular os juros a serem pagos e o saldo devedor que vai sendo abatido ao longo do tempo.

Em breve, o InvestNews lançará também a calculadora da tabela SAC, um sistema diferente de amortização do financiamento, cujo valor das parcelas vai diminuindo ao longo do tempo.

Sistema Price

Na Tabela Price, o valor das parcelas é exatamente o mesmo, do início ao fim. Neste caso, a cobrança de juros é maior no começo e vai diminuindo ao longo das prestações. Isso faz com que o valor principal (o saldo devedor) seja pago de forma crescente.

É por isso que a Tabela Price se caracteriza pela chamada amortização crescente. Na prática, o consumidor paga mais juros no início do que no final

financiamento imobiliário
Adobe Stock

Este sistema reduz o efeito dos juros compostos, que é a cobrança de juros sobre os juros já aplicados devido ao tempo para quitar a dívida. O impacto é menor porque o consumidor paga uma boa parte dos juros logo no início, embora a quantia total possa ser mais cara do que outras modalidades.

Essa forma de pagamento é usada em diversos países e é mais comum em linhas de crédito de curto e médio prazo. Porém, ela também serve para períodos maiores, como o de um financiamento de imóvel. 

O sistema Price costuma ser mais indicado para quem não tem condições de pagar parcelas mais altas no início, como acontece com outras modalidades. Além disso, o limite de crédito de financiamento pela tabela Price é de até 80% sobre o valor do imóvel. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.